O Repensar uma Escola Pública

O repensar uma escola pública
Porto alegre, rio grande do Sul

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), “o Brasil é um dos países que menos gastam com alunos do ensino fundamental e médio, mas as despesas com estudantes universitários se assemelham às de países europeus”. Essa carência de qualidade no início do aprendizado pode fazer com que seja necessário nivelar o conhecimento na faculdade, tomando tempo que poderia ser usado para ensinar conteúdo do curso acadêmico.

Sendo assim, o projeto desenvolvido é de uma escola de ensino fundamental e médio que busca proporcionar uma qualidade arquitetônica para trazer uma boa educação para crianças e adolescentes de famílias necessitadas de Porto Alegre e região. Essa escola possui características de um ambiente de aprendizado do século XXI. Além disso, são implementadas soluções sustentáveis, garantindo o cuidado com o meio-ambiente, visto que a região onde se encontra o terreno contém lixos e sinais de queimadas. Também observa-se no plano diretor que o local é destinado para a construção de uma escola e está prevista uma obra habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida” próxima ao terreno, tornando o colégio um apoio estratégico para o empreendimento.

A praça que será revitalizada contrapõe o desenho rígido e ortogonal dos blocos de ensino fundamental e médio, buscando traçado orgânico inspirado no paisagismo de Burle Marx, com um banco que possui inclinações mesclando com o chão da praça. Ademais, o projeto resume-se em blocos de ensino fundamental e médio, auditório externo e ginásio coberto. Compostos por estrutura metálica e lajes alveolares, para configurar uma obra mais limpa e rápida, os dois blocos sob pilotis possuem suas peculiaridades, sendo o ensino fundamental categorizado pela cor laranja, invocando o sentimento de entusiasmo e diversão, e o ensino médio, pela cor roxa, símbolo da transformação e sabedoria.

Os corredores dos volumes principais possuem bastante transparência, permitindo comunicação entre gerações ao olhar em direção ao pátio central que interliga as partes do projeto. Conectando os prédios, há um terraço que propicia uma ampla área de lazer e de estudos aos jovens. Com intuito de alcançar flexibilidade no ambiente escolar, foram incluídas divisórias com isolamento acústico entre salas de aulas, podendo ser removidas em momentos em que se pretende ampliar o espaço.

No bloco do ensino médio, há volumes adicionados ao prisma sob pilotis, configurando esses espaços extras como nichos sociais para encontro entre colegas e professores fora da circulação principal (estrategicamente posicionados em frente às salas de aula) e espaços de aprendizagem informais que servem para trazer educação para fora das salas de aula.

O desenho dos blocos permite ventilação cruzada, além de possuírem brises verticais, que auxiliam no controle do calor da incidência dos raios solares e trazem suas cores respectivas. A permeabilidade da área externa devido ao risco de alagamento e as coberturas verdes agregam no fator da sustentabilidade. Todos os desníveis podem ser vencidos através de rampas ou elevadores, configurando um espaço acessível e democrático.

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