MOD.HABITAT

Este trabalho aborda como assunto central a má qualidade da habitação autoconstruída, a atuação direta da tecnologia sobre este pretexto e o acesso democrático a arquitetura de qualidade por meio de fabricação digital e uma plataforma web capaz de gerar, por meio da integração de uma variedade de parâmetros, um projeto de uma moradia, adaptada ao contexto inserido, pronta para ser fabricada e executada, seja de forma autoconstruída ou não. A falta de conhecimento técnico e a falta de opções e disponibilidade de programas governamentais faz com que moradias, muitas vezes precárias, sejam totalmente isentas de qualquer qualidade quando se trata de conforto, ambiental ou humano.
Neste sentido, a partir de estudos, análises, repertório teórico e técnico, o projeto MOD.HABITAT encontra o embasamento através do desenvolvimento conceitual da plataforma como ferramenta social e posteriormente a materialização prática da mesma, levando a um produto que atenta aos parâmetros propostos de forma inteligente por meio de um processo construtivo da WikiHouse, baseado na fabricação digital, modular e open source. Cria-se, portanto, uma nova solução para a questão habitacional que pode atender aos mais diversos tipos de público, empoderando o usuário por meio da globalização da informação e dos processos, aproximando-o do processo de projeto e do resultado final, ainda que garantindo atributos técnicos imprescindíveis para o bom funcionamento arquitetônico.
A partir disso, este trabalho se propõe a criar as bases técnicas, regras e limitações, adaptadas de um sistema construtivo pré-existente (WikiHouse), para que estas sejam geradas de forma inteligente e automatizada via um algoritmo em softwares paramétricos para que seja possível implantação de um sistema de criação e adaptação dentro de uma plataforma web intuitiva e interativa, a qual é prototipada no trabalho, para que o usuário e o profissional possam interagir e tomar decisões em conjunto.
Além disso, a criação de toda esta base teórica e de algoritmo-plataforma, é traduzida em duas experiências modelo de residência adaptada para que seja possível a visualização do desenvolvimento como um todo, desde o início teórico à técnica e a prática. Ambas experiências são baseadas em clientes genéricos em terrenos reais, um no município de Formigueiro e outro no município de Itaara, ambos no localizados no Rio Grande do Sul.
Por fim, é a criação de um sistema construtivo e método projetual de ordem social, ao mesmo tempo que contempla programas distintos, busca estabelecer melhores condições de vida nestas residências e agregar ao bem-estar do usuário final das mesmas. Neste sentido, não se trata somente de uma adaptação, mas sim prover uma ferramenta capaz de facilitar o acesso à novas tecnologias construtivas e passíveis de serem facilmente adaptadas a qualquer contexto, abastecidos de informações referentes ao ofício do arquiteto, para que o leigo (adaptador-construtor-morador) possa tomar melhores decisões relativas à implantação, clima, materiais e sistemas, conduzindo uma personalização consciente e municiada pela integração morador-técnico.

Deixe seu comentário