MICROCERVEJARIA UNITÁ – RONDINHA/RS
A proposta de implantação de uma Microcervejaria na cidade de Rondinha-RS, a qual dista 341 km da capital Porto Alegre, consiste em um projeto arquitetônico planejado para que possa oferecer um espaço inovador, gerador de renda e referência para a cidade e região. Pensado para ir além da estética, com perspectiva sustentável e realista.
Para tanto, buscou-se desenvolver em um terreno com área de 10.047,885 m² localizado estrategicamente no acesso principal à cidade, um espaço lazer, entretenimento e serviços. Ainda, visto que Rondinha não possui grandes atrativos para o público, poderíamos ter uma movimentação no setor do turismo e consequentemente no âmbito econômico. Analisou-se o potencial do município e como poderíamos fazer para transformar o empreendimento em um meio de geração de renda que pudesse favorecer o comércio local.
Com isso, pensou-se num círculo de rotatividade dentro do próprio município, conforme explanado no conceito idealizador da proposta. Assim aproveitar-se-ia dos recursos locais, como a utilização dos grãos, trigo e cevada produzidos no próprio município e também usufruindo da riquíssima fonte de água mineral presente no mesmo e símbolo da formação da cidade.
Como símbolo semântico pensou-se na representação de um mecanismo, composto por engrenagens, onde cada etapa trabalha em conjunto e em prol de um único objetivo final. Assim podemos conclui a seguinte lógica: a partir de uma ideia para o município de Rondinha, pensou-se na implantação de uma microcervejaria, esta por sua vez, para seu funcionamento e produção beneficiá-lo-ia dos recursos locais para a elaboração do produto cerveja, enquanto os resíduos pertinentes a fabricação seriam utilizados para a alimentação dos bovinos e suínos no município, considerando que o mesmo é destaque, ocupando a 3ª colocação em produção de suínos e a 5ª em produção leiteira, a ranking de Rio Grande do Sul.
Em segundo plano, contemplando a área de implantação como um todo, criou-se um espaço Beer Garden, um jardim externo para o consumo e venda da cerveja, também servindo como um espaço de visitação e contemplação para o público.
Assim, dispondo de uma infraestrutura moderna com a utilização da madeira como elemento capaz de transmitir aconchego e elegância e também remetendo a referências de estabelecimentos deste tipo, planejou-se cada ambiente pensando no bem estar e funcionalidade dos usuários.
O projeto envolveu e buscou atender todos os ideais planejados, contemplando o que a área de implantação tem de melhor, conciliando com o principal propósito que era desenvolver uma obra arquitetônica marcante e inovadora.
Deixe seu comentário