Mercado Ecológico da ARPA-SUL: Fortalecendo a relação entre produtor e consumidor através da agricultura familiar

Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como propósito a criação e desenvolvimento de um Mercado Ecológico para Associação Regional Produtores Agroecológicos Região Sul (ARPA-SUL), aplicando teoria ao experimento do projeto, elaborando formas de reunir o conceito de um ambiente próprio, que permitisse ao agricultor comercializar e dar visibilidade aos seus produtos, conservando o caráter familiar da associação.
O pensamento e a escolha do melhor local para a implantação deste espaço partiu de um conceito mais amplo de habitat e cotidiano, tendo como metodologia a busca por um contraponto na compreensão da origem da cidade de Pelotas. Pode-se dizer que a região do Porto é a marca do passado histórico da cidade, uma região de rico caráter cultural e com muito potencial, mas pouco reconhecida. A implantação de um mercado numa área de vazios urbanos ou áreas subutilizadas é uma forma de incentivar a requalificação dos espaços, criando a possibilidade de novos usos para os inúmeros edifícios históricos abandonados na região. Levou-se em consideração a disponibilidade de terrenos economicamente mais acessíveis e o grande potencial da área, colaborando com diversos projetos de revitalização propostos, resultando assim num lugar mais agradável e seguro.
O intuito do projeto foi criar um espaço fixo para ARPA-SUL, não apenas uma sede administrativa, mas uma alternativa atrativa para produtores e consumidores. O incentivo aos produtores está na criação deste novo local, que permite a comercialização dos seus produtos, e conta com lojas disponíveis para locação, atraindo comerciantes locais, gerando fontes extras de renda para associação. A ideia do Mercado é abrigar diversos ramos como cafés, docerias, comércio hortifruti, temperos, grãos, entre outros, funcionando como uma opção mais acessível ao consumidor, estimulando a circulação diária de moradores da cidade e arredores.
O Mercado contará também com alguns pontos de distribuição, em forma de quiosques-feiras, localizados em regiões estratégicas da cidade, previamente mapeadas e estudadas. Irão servir de apoio à sede, sendo uma forma de permitir que a Associação continue atendendo os mesmos bairros, mantendo a proximidade com os moradores, e tornando fixos estes pontos de distribuição, atuando como referência e trazendo visibilidade e reconhecimento constantes ao Mercado.
Em relação à técnica construtiva, foram pensadas estratégias para utilização de ventilação cruzada, iluminação natural, reaproveitamento da água e uso de fontes renováveis de energia. Diante das estratégias mencionadas buscou-se o aumento da eficiência energética da edificação, utilizando os princípios da arquitetura bioclimática, minimizando os impactos da construção, proporcionando equilíbrio com o ambiente natural em que será implantado.
A construção de um Mercado Ecológico envolve muitas melhorias que serão oferecidas à cidade como um todo, estimulando uma requalificação na região, gerando novos empregos, atraindo novos empreendedores e talvez novos moradores, mas fundamentalmente propiciando uma melhor qualidade de vida aos que aqui residem, constituindo um investimento em saúde e bem-estar, e permitindo que as famílias dos agricultores possam permanecer no campo produzindo e sobrevivendo com dignidade através de uma agricultura familiar orgânica e sustentável.

Deixe seu comentário