MERCADO CULTURAL GUAÍBA

MERCADO CULTURAL GUAÍBA
Localizado na cidade de Guaíba/RS, este anteprojeto tem o objetivo de aproveitar e exaltar a paisagem e a história da cidade, por conta disso a revitalização do antigo mercado municipal é um dos pontos principais do projeto.
A edificação do antigo mercado municipal de Guaíba foi construído em 1860, com o objetivo de ser um matadouro, tendo esta função por cerca de 40 anos, apenas em 1998 a edificação recebeu a atividade de mercado municipal, ficando por um curto período de tempo as funções do mercado foram encerradas em 2003, por conta da precariedade da edificação. Com a falta de uso e o descaso por parte da prefeitura a edificação atualmente está em estado de abandono desde o ano de 2003, atualmente existe um plano de transformar a edificação em um mercado cultural, porém este projeto nunca saiu do papel.
A cidade de Guaíba além da sua história, é considerada o berço da revolução farroupilha, é agraciada por sua paisagem, pois está às margens do Lago Guaíba, e a edificação do antigo mercado tem sua vista principal voltada para ele. A cidade está ligada à capital do estado, Porto Alegre, pelo lago e o transporte que faz a travessia percorrendo o lago, tem o seu ponto de desembarque em frente ao local do projeto, tornando o Mercado Cultural Guaíba um projeto que agradaria tanto a sua população local quanto aos visitantes.
O projeto é dividido em cinco partes, sendo a primeira delas o prédio mercado, que é a edificação revitalizada do antigo mercado, trazendo de volta a função de mercado municipal, grande parte da estrutura original foi mantida, pois possui paredes de 54 cm, sendo adicionado um cubo de vidro saindo de dentro da edificação, acrescentando um pavimento a mais a construção originalmente térrea, este pavimento é composto por uma passarela que faz o contorno pela pele de vidro, possibilitando que os visitantes aproveitem a vista do lago Guaíba.
A segunda parte é o prédio cultural, que é a edificação nova que foi incluída, as duas edificações, pré-existente e nova, não são interligadas entre si, mas estabelecem uma comunicação visual por conta da sua materialidade, o concreto armado e o vidro. O prédio cultural é composto pelas atividades que a população está mais carente em questão de lazer e cultura, por isso foi implantado cinema, praça de alimentação e áreas de exposições, além de salas modulares de oficinas para fazer a integração do centro cultural com as escolas. Para elaboração deste projeto foram utilizados duas quadras, a primeira estão localizadas as edificações e a praça Gastão Leão que é existente e foi mantida, a segunda quadra funciona como estacionamento e área de contemplação sendo a terceira parte deste projeto, essas duas quadras são interligadas por uma passarela, sendo a quarta parte do projeto, que sai do terceiro pavimento do prédio cultural atravessa a rua e chega até a outra quadra, a quinta parte é o píer que aproveita o fato da cidade estar à margem do lago.

Deixe seu comentário