Instituto da Sétima Arte.

“Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…”

O Cinema foi considerado como a sétima arte apenas no século XX, por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, tinha como objetivo distanciar a ideia que o cinema era um espetáculo de massa, assim integrando-o à Escola de Belas Artes, para ele, o cinema era arte que conciliava todas as outras, esta que pode ser definida como a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que expressam o movimento, assim como a indústria que produz as obras cinematográficas, produzidas através da gravação de imagens do mundo ou pela criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos. O cinema é uma arte importante, cultural e artística, sendo hoje um dos mais populares meios de expressão artística no mundo e fonte de entretenimento mundial.

O Instituto se propõe a ser um espaço destinado à produção audiovisual e cinematográfica na região sul do Brasil, com a perspectiva de um alcance ibero-americano, atraindo os principais pólos de produção do conesul da América Latina, países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O projeto pretende desenvolver a valorização, o aprendizado e apreciação da arte cinematográfica, propondo-se não somente ser um espaço dedicado às produtoras e produções, mas também ao público em geral, como apreciadores do cinema nacional e internacional.

O projeto se faz necessário, pela falta de investimentos e espaços culturais destinados ao cinema e produção de filmes no estado do Rio Grande do Sul. A maioria das produções está localizada no centro do país, fazendo com que produções, não só da região sul, mas como de outros mercados, que acabam direcionando serviços para estados do centro, como o eixo Rio de Janeiro e São Paulo. O Rio Grande do Sul possui um dos festivais mais influentes e importantes do cinema brasileiro, o Festival de Cinema de Gramado, criado há 49 anos. Devido à falta de espaços apropriados para produção audiovisual, tornam-se limitantes os serviços cinematográficos no estado, visto que em sua capital, Porto Alegre encontram-se apenas espaços de produção audiovisual em instituições privadas e em faculdades, estas que possuem um crescente número de interessados na produção audiovisual, influenciando assim o crescimento das escolas de cinema nos últimos anos, estas que possuem apenas uma estrutura de pequeno porte, não atendendo todos os serviços necessários para o processo completo de um produção.

No âmbito cultural, a cidade apresenta poucos investimentos e espaços destinados à apreciação do cinema, sendo algumas salas de exibições privativas e somente uma em imax em toda cidade, ambas salas se encontram em shoppings e duas cinemateca, estas que hoje não possuem tanto conhecimento, devido à falta de investimento e divulgação, assim existindo a carência de um espaço destinado ao encontro e a interação do público em geral, sendo importante um espaço onde haja uma concentração e desenvolvimento da cultura, em um país onde muitas pessoas não possuem acesso a cultura cinematográfica.

“Que a força esteja com você!” – Star wars

Deixe seu comentário