HOLOS – Hospital Especializado em Infectologia e Centro de Pesquisa

O PROJETO: A permanência no hospital é sempre uma agressão física e mental – estar fora do conforto do seu ambiente, a insegurança na dependência de terceiros e as dúvidas sobre como está a sua saúde são alguns dos cenários que criam traumas que podem atrapalhar o processo de recuperação. A arquitetura deve ser aliada aos processos de saúde, especialmente mental, considerando a importância da imagem e da memória no imaginário coletivo e de como estes levam à criação de espaços estereotipados.
Localizado na RS 235, no município de Gramado/RS, o projeto Holos busca desenvolver um Hospital de Infectologia e Centro de Pesquisa que almejam a ressignificação do ambiente hospitalar, através da aplicação de estratégias para a humanização dos espaços. Além de transmutar, no imaginário coletivo, o caráter frio e impessoal da arquitetura hospitalar, também é ambicionado evidenciar a importância do campo da pesquisa clínica para a prática na área da saúde.
O projeto Holos abordaria, inicialmente, o desenvolvimento de um hospital geral para a cidade de Gramado, porém a pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19 – vírus SARS-COV-2) – decretada pela OMS em março de 2020 – transformou não só o modo de vida da população como, também, o foco desse estudo, evidenciando a necessidade da flexibilização dos espaços de saúde e a importância das pesquisas clínicas e epidemiológicas paras as novas demandas que possam surgir.
A palavra grega Holos significa “todo” e dá origem à palavra holismo na língua portuguesa. O conceito de holismo está atrelado à totalidade, implicando que a análise de uma estrutura supera a simples junção das partes que a compõe.
A concepção de projetos arquitetônicos para edificações assistenciais de saúde deve orientar-se por uma perspectiva holística, centrada nos usuários, de modo que os pacientes deixem de ser meramente um conjunto de sintomas e enfermidades, a serem estudadas e tratadas pelos campos médicos, para se tornarem indivíduos inteiros idiossincráticos,
O MUNICÍPIO E A PROPOSTA: O município de Gramado conta com uma população estimada de 36.232 habitantes (IBGE, 2019), sendo o destino mais visitado do estado do Rio Grande do Sul e um dos 10 mais visitados do Brasil, recebendo mais de 1.000.000 de turistas por ano (Gramado, 2020). Porém, apesar da infraestrutura turística que a cidade oferece, Gramado carece em infraestrutura assistencial de saúde especializada, sendo necessário o deslocamento e encaminhamento de pacientes para outras cidades.
Gramado foi escolhida para sediar o projeto Holos, uma vez que o turismo é uma área que pode gerar impactos epidemiológicos globais, considerando que ocasiona o deslocamento e a movimentação de pessoas que interagem com os diversos ambientes públicos, acarretando a rápida disseminação de contágio de doenças transmissíveis – como visto pela Covid-19 que teve sua proliferação facilitada por viajantes que levaram o vírus de um país para outro.

Deixe seu comentário