Espaço Chama – Centro de Inovação e Cultura na Cidade Baixa

ESPAÇO CHAMA – CENTRO DE CULTURA E INOVAÇÃO NA CIDADE BAIXA

A proposta do Espaço Chama é, em sua essência, a criação de um espaço democrático em que o acesso à cultura e às novas formas de difusão de conhecimento em um mundo cada vez mais digital estão associados.

Buscando sanar duas das principais demandas do bairro Cidade Baixa — a necessidade de um espaço cultural adequado e a demanda crescente por espaços vinculados à Economia Criativa —, a proposta visa a um processo de retroalimentação e de retro ativação entre os programas culturais e de inovação. Para isso, foram escolhidos os terrenos do atual Teatro de Câmara Túlio Piva e a Escola Estadual Olintho de Oliveira, ambos localizados na Rua da República, haja vista suas características especiais dentro do tecido urbano do bairro: possuem grandes dimensões (em contraponto aos usuais lotes estreitos e compridos) e já abrigam programas vinculados às artes cênicas.

Sendo assim, a proposta do Espaço Chama se baseia em três grandes pilares: programas culturais — tais como o Teatro de Câmara —, os vinculados ao movimento maker — tais como o Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab) e a Incubadora de Ideias (Idea Lab) — e aqueles que os conectam e os dão suporte — tais como espaços de praças, lojas, cafés, entre outros.

Apesar do antagonismo entre os conceitos de cultura — definido por tradição — e conhecimento — busca por inovação — os dois são indissociáveis e almejam objetivos em comum: o desenvolvimento do ser humano em seus diversos aspectos e do conjunto de saberes que nos definem enquanto sociedade. É nesse cenário; portanto, que a proposta do “Espaço Chama” se justifica como um todo: a arquitetura edificada à dimensão material e imaterial da Cidade Baixa.

Deixe seu comentário