Escola Porto Alegre: Reconexão à Sociedade

Reconexão à Sociedade

Em tempos de crescimento elevado da pobreza e aumento da população em situação de rua, pensar em formas de reinserir e oportunizar melhores condições de subsistência e aprendizado a essa camada da população se faz necessário. Geralmente com vínculos familiares fragilizados, falta de emprego, problemas com abuso de entorpecentes, acabam por ficar à margem da sociedade subsistindo em meios degradados. Além das dificuldades de acesso a serviços básicos este público enfrenta o julgamento moral e preconceituoso por parte da sociedade. Pensando em dirimir tais barreiras e proporcionar reconexões, o presente trabalho propõe, na cidade de Porto Alegre-RS, a criação de espaços de qualidade, que atendam com dignidade às necessidades desta parcela da população e os aproximem do convívio em sociedade.

Seguindo essa premissa surgem os pontos norteadores do projeto:

Escola: O objetivo inicial do projeto foi a reestruturação e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, mas cuja infraestrutura é precária e insuficiente para o atendimento da atual demanda. O projeto contempla a criação de ambientes adequados para que as pessoas façam a sua higiene pessoal, lavem e peguem roupas, guardem seus pertences e deixem seus animais durante o horário de aula, se alimentem e cuidem da saúde física e mental, para então poderem estudar, se alfabetizar, aprender uma profissão, buscarem um novo lar e se restabelecerem, recomeçarem.

Boulevard (eixo conector): A fim de possibilitar novas relações, criam-se, entre as edificações, espaços abertos de uso público, formando um eixo que conecta o bairro à orla do Gasômetro, conduzido pelas palmeiras reais existentes no terreno, atraindo movimento e segurança à região. Também são ofertados espaços profissionalizantes, como barbeiros e auxiliares de cozinha e multiuso, como aulas de ginástica, além de uma quadra poliesportiva, praça infantil e duas cafeterias, gerando renda e servindo como mais um atrativo para a região. Para permitir a integração entre os públicos e a permeabilidade visual, os espaços são projetados sem muros e conectados entre si e ao Parque Linear Pôr do Sol.

Parque Linear Pôr do Sol (eixo atrator): Durante o processo projetual, surge a oportunidade de incorporar ao complexo a estrutura do Aeromóvel, criando sobre ele um parque linear capaz de atrair visitantes e beneficiar a região, valorizando-a e despertando investimentos. Ao longo de 1,1km são propostas áreas destinadas ao lazer, ao descanso e à contemplação de vistas privilegiadas da cidade.

Abordando diferentes escalas projetuais, a proposta beneficia a região como um todo, possibilitando às pessoas em vulnerabilidade social a oportunidade de atendimento e estudo num ambiente educacional inclusivo, que faz parte de um complexo incentivador da integração entre diversos públicos, gerando em espaços antes subutilizados novas conexões e significados; através de um projeto baseado na leitura de seu entorno, buscando soluções criativas e acessíveis, de rápida execução, baixo custo e fácil replicação, pensando na continuidade do estudo durante a obra, de forma sustentável, manifestando o poder da Arquitetura em transformar cidades, pessoas e vidas!

Deixe seu comentário