CON[VIVER ] – Centro Integrado para Idosos com Alzheimer

A população de idosos vem crescendo no Brasil e no mundo. Fatores socioeconômicos, melhores condições de saúde e avanços na área médica são algumas das razões que contribuem para essa estatística. Com o aumento da expectativa de vida, uma maior incidência de indivíduos com doenças tem aumentado o número de internações e de procura por locais com cuidados exclusivos.

Dentre elas, a Doença de Alzheimer é uma das mais relevantes. O Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa, progressiva e irreversível, marcada por perdas graduais das funções do cérebro e distúrbios do comportamento e afeto. Ela apresenta manifestações lentas, prejudicando o paciente nas atividades do cotidiano e no desempenho social, tornando-o cada vez mais dependente de cuidados.

A arquitetura surge com o intuito de proporcionar ao idoso portador de Alzheimer condições para o seu bem-estar. Os ambientes devem garantir conforto e soluções para suas limitações de locomoção, visão ou intelectuais, a fim de assegurar uma melhor qualidade de vida ao paciente e aqueles que cuidam do mesmo.

Assim, o foco desta pesquisa é a elaboração do projeto para um Centro Integrado para Idosos com Alzheimer na cidade de Caxias do Sul/RS. Nessa proposta estão presentes locais de moradia, entretenimento e interação entre os moradores, para que possam se sentir em casa, além de apoio médico e psicológico. A proposta tem como objetivo englobar as principais necessidades do portador de Doença de Alzheimer a fim de garantir sua qualidade de vida.

Por fim, esse trabalho não apresenta um solução definitiva para a Doença de Alzheimer, mas propõe um local de moradia, vivência e atividades a fim de minimizar o processo de desenvolvimento da doença e proporcionar um ambiente agradável para os mesmos, além de garantir os cuidados necessários presentes em um ambiente familiar.

Deixe seu comentário