CICLO MEMORIAL – PROJETO DE UM CEMITÉRIO VERTICAL

CICLO MEMORIAL – PROJETO DE UM CEMITÉRIO VERTICAL
“Fim? Não, a jornada não termina aqui. A morte é apenas outro caminho, um caminho que todos devemos tomar”. O Senhor dos Anéis: O retorno do rei J. R. R. Tolkien.
Ciclo Memorial, constitui-se de uma proposta arquitetônica de um cemitério vertical para o município de Ijuí e para a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Diante disso, é inquestionável que os cemitérios assumem um papel muito importante dentro das comunidades, pois, a morte é a maior certeza que os seres humanos possuem. No entanto, o serviço funerário e de sepultamento no Brasil ainda são considerados caóticos, havendo: troca de cadáveres; apropriação de túmulos indevidamente; problemas ambientais, a falta de urbanização e principalmente a falta de espaço para a construção de mais túmulos, jazigos ou até mesmo para covas simples. Visto que, um cemitério ocupa uma gigantesca área territorial e muitas vezes com a expansão das cidades em seu entorno, não há como ampliá-los. Em síntese, essa problemática principal tornou-se ainda mais evidente desde o início de 2020 com a pandemia gerada pelo COVID-19.
Desde modo, ao reunir todas as informações obtidas da problemática atual, conclui-se que a necessidade do setor mortuário seria: a ampliação de vagas para os sepultamentos e a posterior compactação da área territorial ocupada pelos túmulos. Assim, obtém-se uma solução a qual resulta em uma nova concepção de cemitérios, agora em âmbito vertical.
Em suma, os cemitérios convencionais geram muita poluição, tanto do ar, quanto da própria terra. Diante disso, o Ciclo Memorial possui um sistema de coleta e tratamento dos gases cadavéricos visando um empreendimento 100% correto, trazendo uma solução sustentável e compacta para o sepultamento dos cadáveres. O mesmo contém 7.419 (sete mil quatrocentos e dezenove) vagas, dispostas entre lóculos e columbários, obtendo uma vida útil de aproximadamente dez anos, podendo posteriormente ser construído novos pavimentos e adequando-o conforme a necessidade da região noroeste.
Sob o mesmo ponto vista, visando um empreendimento mais completo possível, foi previsto neste mesmo local, ambientes de descompressão e ambientes de apoio, como exemplo: a floricultura, a cafeteria, a loja de urnas, salas de velório e também um crematório próprio. Assim, proporcionando que todas as necessidades dos visitantes sejam sanadas, evitando contratempos.
Portanto, tendo em vista a relação direta entre meio ambiente e usuários, o presente projeto oferece um local compacto, ecológico e acolhedor, que cause o mínimo impacto negativo possível em seus usuários diante de um momento tão delicado que é a perda de entes queridos.

Deixe seu comentário