CENTRO EMERGENCIAL EM ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

CENTRO EMERGENCIAL EM ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

O CEAH (Centro Emergencial em Assistência Humanitária) é uma proposta de unidade com o objetivo de prevenir situações de riscos sociais ou vulnerabilidade em regiões emergenciais.

A cada dia o crescimento de povos que sofrem com problemas, enchentes, epidemias, terremotos e refugiados de guerra é bastante significativo, trazendo consigo o grande crescimento nas estatísticas de desabrigados, refugiados de guerra. São várias as organizações, tanto governamentais, como não governamentais (ONGs) que buscam soluções e assistência para esses povos afetados.

O Centro Emergencial em Assistência Humanitária, trará consigo, a finalidade de trazer a dignidade humana, buscar o alivio de todo sofrimento psicológico e físico dos afetados e fazer com que o direito humanitário se cumpra, nem que seja temporariamente, para que esse problema não se perdure ou prolonguem nas vidas das pessoas.

Três exemplos de situações emergenciais são: O primeiro exemplo é a tragédia que aconteceu com o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, onde milhares de pessoas perderam suas casas. Já o segundo é a imigração dos refugiados venezuelanos para o Brasil, como um meio de fuga de sua crise politica e humanitária no seu pais natural, Venezuela. E por último e não menos importante, a epidemia causada pelo vírus COVID-19, o qual fez a “terra parar” em sentido figurativo, no ano de 2020. A epidemia trouxe consigo, a necessidade de criação de hospitais, locais para tratamento de emergência.

O projeto tem o foco voltado para os refugiados, o Centro Emergencial em Assistência Humanitária trará todas as necessidades básicas para que seja cumprido o direito humanitário de todos os beneficiários. Para que isso seja cumprido, o CEAH contará com setores focados para algumas áreas, setores esses: Gerenciamento, Setor de Saúde, Setor de Ensino e Refeitório. Além disso, contará com as unidades habitacionais e 2 atrações que são: uma quadra poliesportiva e 2 hortas coletivas.

A cidade de Porto velho, capital do estado de Rondônia, foi selecionada para a implantação do projeto, a partir de sua grande importância nas estatísticas de refugiados Venezuelanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu Porto Velho, como um corredor de imigração e que está sofrendo com deficiências no auxílio aos refugiados, por não conseguir um auxílio do Governo Federal e nem do Governo Estadual. A cidade conta com 2 abrigos que estão sendo usados para alojar tais refugiados, e mesmo assim existem ainda refugiados que estão sem moradia.

O aspecto mais importante no Centro Emergencial em Assistência Humanitária é ser uma resposta rápida, agilizando sua implantação por ser modular e contar também com a opção de montar e desmontar no local onde for necessário, por isso conta com todo um estudo de estrutura modular e adaptativa ao terreno ou local onde será implantado, podendo ser montado na fábrica se houver facilidade no transporte ou in loco.

Deixe seu comentário