Centro Assistencial João Nery- Introdução e Transformação Trans

CENTRO ASSISTENCIAL JOÃO NERY
Introdução e transformação Trans

O Centro Assistencial João Nery: Introdução e transformação Trans, é especializado na identidade de gênero. Foi criado em homenagem a um grande ativista trans Brasileiro. João Nery foi uma das figuras mais importantes na luta pelo movimento LGBTQIA+, em busca pela garantia de direitos civis para as pessoas trans.
Grande parte da população Trans é excluída, vulnerabilizada e marginalizada na sociedade, encontrando diversas dificuldades no exercer de sua cidadania. O Brasil lidera o ranking de assassinatos de pessoas trans nos últimos 10 anos e estima-se que 90% das mulheres trans estejam na prostituição, sujeitas a diversas formas de violência. Ainda assim calcula-se que a expectativa de vida de um trans seja de 35 anos. (ANTRA 2020)
A demanda do programa parte de uma situação social, e pela falta do equipamento, que poderia vir a ser uma das soluções para essa situação fortemente apresentada da desigualdade no Brasil. Devido à falta de preocupação e cuidado com esse público, faz com que não haja referências arquitetônicas com este viés.
O centro está localizado em Caxias do Sul-RS, e tem um programa focado no atendimento social, jurídico, psicológico e no desenvolvimento dessas pessoas para se inserirem novamente na sociedade mais capacitadas e respeitadas pela sua autonomia e identidade de gênero.
O partido surge através de uma releitura de um croqui inspirado no ciclo transitório de uma pessoa trans, levando em consideração todas as emoções provocadas durante a transição, que depois serão transmitidas arquitetonicamente.
É imprescindível prezar pelo bem estar dos indivíduos, o que torna necessário um acompanhamento individual e a criação de oportunidades para essa comunidade.
Assim, serão ofertados no Centro, setores voltados à saúde, cursos profissionalizantes e por fim, um restaurante/ casa noturna, no qual irá contribuir financeiramente para o funcionamento do Centro Assistencial. Portanto, compreende-se que o programa irá transicionar, capacitar e inserir o público trans na sociedade de forma digna e conceder mais visibilidade para uma causa tão importante.

Parecer do júri

Considerando a importância e recorrência do enfrentamento das questões de gênero na arquitetura e urbanismo, o projeto considera o processo de transição como matriz de desenvolvimento de programa e de ocupação do território. Propõe uma estrutura de impacto social de acolhimento, capacitação e afirmação, reverberando nas escalas da individualidade, da comunidade e da sociedade. O sistema construtivo em container considera a vocação industrial da região e permite a rápida implantação e uma possível reversibilidade.

Deixe seu comentário