Biblioteca Pública Frei Miguel

Desde o processo de civilização, a informação é a matéria-prima para o desenvolvimento humano, na qual a biblioteca pública possui o dever de cumprir o papel de transmissora do conhecimento a toda a comunidade em geral. O projeto proposto baseia-se no tema de arquitetura cultural, com foco na edificação de biblioteca pública. Deste modo, visa-se criar um espaço que abrigue uma nova sede para a Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, incentivando a educação, cultura e lazer através de um novo equipamento voltado a toda a comunidade da cidade de Garibaldi – RS.

A necessidade de um novo espaço que abrigue o acervo atual surge a partir da análise da presente edificação. Observa-se a carência de ambientes e atividades que sirvam de atrativo ao público, a qualificação do ambiente de estudos para o estímulo a leitura, a falta de espaço para abrigar o crescente acervo e a deficiência ao se tratar de acessibilidade universal. É de extrema importância considerar a ausência de um local para exposições temporárias e de um pequeno auditório onde se realize as variadas atividades e apresentações propostas pela biblioteca.
A nova proposta tem como público alvo a comunidade em geral: crianças e jovens em idade escolar, professores, universitários, pesquisadores, idosos, etc. É preciso que a biblioteca evolua no ritmo da cidade, caracterizando-a como um espaço agradável para convivência e troca de informações e não como um depósito de livros. Para a definição do local adequado ao recebimento da Biblioteca Pública foram considerados alguns critérios estabelecidos pelo IFLA (International Federation of Library Associations), tais como a localização na área central da cidade e a proximidade a comércios, praças/parques e terminais de transporte.

Garibaldi apresenta sua área central caracterizada através do núcleo histórico de formação da cidade, o qual apresenta diversas edificações preservadas como patrimônio histórico-cultural. A mesma também concentra suas atividades comerciais e de serviços, formando assim uma ocupação mista, gerando constante agrupamento e movimento da população. A partir desta análise escolheu-se para a implantação da nova sede da Biblioteca Pública Frei Miguel um terreno localizado defronte a uma das poucas praças públicas da área central, próximo ao transporte público municipal e universitário – permitindo boa acessibilidade aos usuários, em contato direto com quatro vias, central em relação ao ensino e além disso, o mesmo é o único que possui prioridade para utilidade pública – decretada pela prefeitura municipal através do Decreto Nº 3661, de 24 de maio de 2012, afirmando que esta área, além de ser central e desprovida de edificações, é uma das últimas áreas livres no centro da cidade, onde a mesma vem a suprir a carência de espaços públicos e atender a uma grande parcela da população.

Deixe seu comentário