Alto – Mercado Público Gourmet

O Alto – Mercado Público Gourmet será inserido em um ponto central e histórico na cidade de Dom Pedrito, na Região da Campanha, Rio Grande do Sul, que apresenta problemáticas como insegurança, edifícios subutilizados e em mau estado de conservação. Com a integração dos terrenos junto aos ambientes do mercado, servindo de incentivo para revitalização e reavivamento da área. Tem o objetivo de catalisar as intenções da proposta de não ser somente um equipamento isolado, mas sim um espaço público que reconheça seu entorno, sua história e se consolide como espaço de excelência para cidade.
O mercado possibilita uma variedade de atividades econômicas, culturais, sociais e turísticas, com a identidade da região. Faz-se um lugar para a produção e reprodução de práticas sociais, que possibilitam o encontro interpessoal, propiciando àqueles que nele realizam relações comerciais ou outras formas de trocas, a vivência de coletividade. Constitui numa dinâmica de utilização dos espaços urbanos para atrair público a procura de boa comida e experiência criativa. O espaço gourmet se caracteriza como espaços bem projetados que proporcionam conforto, atendimento especial com o diferencial de aliar o conceito gourmet à economia, com apelo sensorial e estético, para quem busca uma experiencia gastronômica diferenciada com cores, sabores, aromas, além da valorização da culinária regional.
O mercado gourmet provém de um processo de “gourmetização”, com uma nova tendência para modificar o modo de consumir e servir, atraindo um público que busca por novidade. A essência gourmet, tem o objetivo de romper com a apresentação tradicional dos produtos nas diversas áreas de vendas e consumo.
O projeto visa a integração dos espaços públicos existentes, estimulando o uso do local. Uma edificação visível que desperte curiosidade, com espaços esteticamente agradáveis, funcionais, que possibilitem a inovação e a sustentabilidade, estimulando a passagem, mas também a permanência, seja para consumo ou apenas para encontros.
Com a proposta de manter a essência do mercado tradicional com arquitetura contemporânea, adotou-se um design industrial, que presa pela valorização dos espaços por meio do desenvolvimento sustentável. A volumetria busca, através de estruturas aparentes, pés-direitos altos e utilização de materiais como aço, concreto, madeira, vidro, tornar os ambientes amplos, integrados e flexíveis, além da reutilização dos tijolos maciços da construção existente.
O projeto tem a intenção de suprir a demanda da região e estar disponível a todas as pessoas. Está destinado àqueles que buscam uma experiência diferenciada no ato de adquirir e consumir, aberto para ser apreciado e vivido, atrair olhares dos moradores e dos que vem visitar o município. Para os frequentadores que buscam desfrutar um tempo com qualidade, prazer e sociabilidade.

Deixe seu comentário