USINA – Centro Artístico e Cultural

USINA – Centro Artístico e Cultural
A USINA – centro artístico e cultural, surgiu com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural do município de Santa Cruz do Sul – RS, através da requalificação de uma edificação construída em 1921 e inventariada pela Prefeitura Municipal, atualmente subutilizada, bem como, responder à demanda por um espaço de cultura, lazer e entretenimento na cidade.
Inserida na área central urbana, a USINA se estabelecerá no conjunto de preexistências que pertencem à mantenedora do Colégio Mauá e que abrigou a escola e seu internato até 1980, quando o segundo foi desativado. O entorno edificado contém marcas e memórias de diferentes épocas retratadas em sua arquitetura, com um estoque de espaços vazios e subtilizados esperando que a cidade volte a ter interesse por eles.
O projeto visa estimular o encontro como forma de promover as mais diversas possibilidades de manifestações artísticas e culturais. Sendo assim, sua concepção parte da criação de uma praça central, um espaço de convergência e integração, um local para exacerbar o caráter público do complexo, além de unir a comunidade e o agente cultural, na busca de novas rotinas culturais, evidenciando a história local e os valores contemporâneos da vida pública.
Com sua essência no francês, usine, designa a função de estabelecimento industrial equipado com máquinas, onde se processa a transformação de matéria-prima em produtos finais. A USINA – Centro Artístico e Cultural tem como princípio transformar ideias em arte.
Sendo assim, visando valorizar as sete artes, foram distribuídas no interior da edificação preexistente escolas de música, dança, teatro, pintura e escultura. O miolo da quadra, atualmente um vazio urbano será equipado e receberá infraestrutura para atividades de lazer, entretenimento e de cultura, como espaços de estar, bar, exposições de arte desenvolvidas pelos alunos da USINA e um telão de LED para exibição de filmes a céu aberto.

Deixe seu comentário