URBAN – Centro de Moda

O projeto busca criar um espaço na cidade de Santa Maria, onde a intenção é apresentar características que venham a torná-lo um centro de referência em moda no estado do Rio Grande do Sul.
O espaço oferecerá mostras de moda, em seus diversos formatos: oficinas, fotografias, desfiles, eventos de venda, exposições e café. Também se apresenta como ponto turístico dentro da cidade, propiciando a exposição de novos nomes na moda brasileira, difundindo o tema como possibilidade de negócio lucrativo.
O centro terá como público alvo, criadores de moda e design e seus consumidores e apreciadores da criatividade, do trabalho coletivo, do convívio e das trocas que um ambiente permeável possibilita.
O projeto foi trabalhado com a intenção de promover a integração do interior com o exterior, para tal foram utilizados panos de vidro nas fachadas trazendo a transparência, a leveza e a estética incomum, além de proporcionar iluminação natural.
Também foram utilizados grandes vãos livres que foram possibilitados pelo uso do concreto protendido e no acabamento das fachadas o concreto armado branco aparente, com seu toque expressivo.
Para proporcionar o conforto acústico e lumínico, foi tirado partido da orientação solar adequada e dos ventos predominantes. Também foram utilizados materiais tecnológicos como espumas não combustíveis, isolantes térmicos e acústicos.
Diante do estudo, é possível perceber que a arquitetura e moda mesmo sendo áreas distintas e muitas vezes direcionadas para públicos diferentes, ambas possuem técnica e instruções que as caracterizam e as assemelham, pois as duas partem de percepções comuns, visuais ou estéticas.

 

Tema: Arquitetura Comercial
Tags: Eventos, Exposições, Moda, Santa Maria

Deixe seu comentário