Sesc Av. Inconfidência

Canoas, município localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Possui um desempenho econômico expressivo comparado às demais cidades pertencentes à microrregião, e o bairro Marechal Rondon é destacado pelo potencial desenvolvimento urbano e econômico, atribuídos à chegada de novos empreendimentos de grande porte e crescente valorização, como o novo ParkShopping Canoas, inaugurado em novembro de 2017. Aliado ao novo projeto paisagístico de ampliação e integração do Parque Getúlio Vargas em um parque linear que percorre a fachada do novo Shopping Center. Torna-se um bairro em constante crescimento, em conjunto com novos bairros em processo de anexação.
Portanto a idealização de uma nova unidade do Sesc em Canoas, dá se, além da pequena quantidade de equipamentos públicos voltados principalmente à cultura, visto que a grande maioria de empreendimentos em lançamento sejam de cunho residencial e de serviço, com o fato da alta demanda de sócios e a dificuldade encontrada pelos mesmos para agendamento de serviços dispostos pelo programa de atividades do Sesc, na sua única e atual sede, inaugurada em dezembro de 2015. Com localização voltada aos moradores do bairro Centro e possuindo um caráter corporativo, sendo assim, torna-se um equipamento pouco convidativo, o que vai contra as diretrizes de habitabilidade pública do Sesc.
Tendo isto em mente, optou-se pela apropriação de uma via de grande importância como a Av. Inconfidência, anel viário urbano, que conecta o bairro Centro com o bairro Marechal Rondon por um viaduto que atravessa a BR-116, esta que divide Canoas em dois ‘lados’. Um deles como sendo o grande centro consolidado e outro em uma área em grande expansão. A área de intervenção consiste em 3 lotes localizados no anel central da cidade e pertence entre a Macrozona de integração e a Zona de Uso Comercial 4 (ZUC4): São zonas cuja ocupação estimulada é para atividades de comércio e serviços. O lote em estudo possui duas frentes, sendo uma delas a Av. Inconfidência, e como testada posterior a Rua Santa Maria. De acordo com IA máximo e área do terreno de 4.200m², temos área construída máxima de 16.800m².
O desafio do projeto do novo Sesc foi de conceber um equipamento à cidade de Canoas que atendesse diversos serviços distintos com racionalização estrutural, de infraestrutura e de circulações, verticais e horizontais. O cuidado com suas individualidades tanto técnicas, espaciais e de acessos (público-sócio-funcionário). Levando em consideração as dimensões do terreno, notou-se a necessidade de aglutinação de alguns serviços no mesmo nível, sendo assim, a concepção inicial de pré-dimensionamentos e estudo de setorização foram tratados em cortes esquemáticos. Foi levado em consideração também, a quietude dos espaços, visto que blocos da saúde e cultura se localizam adjacentes, enquanto o bloco esportivo localiza-se ‘separado’ por uma praça aberta em nível elevado, onde também se conseguiu o contato físico-visual com o pavimento térreo por meios de rasgos estratégicos na estrutura, junto ao átrio de circulação vertical principal que conecta desde o os níveis em subsolo ao bloco esportivo.

Deixe seu comentário