SEG.MEN.TO – sistema expansível rural

SEG.MEN.TO – sistema expansível rural
Embora a área rural seja vital para o funcionamento e abastecimento do mundo, o setor, que tem em sua maioria agricultores familiares, vivem em condições muito abaixo dos moradores das áreas urbanas em todos os aspectos básicos: saúde, educação, renda e até mesmo saneamento.
Um dos principais meios para valorização do agricultor familiar é estimular o contato direto com o consumidor, pois isso aumenta o seu lucro (eliminando os atravessadores da mercadoria) e gera a interação entre as duas realidades, o que contribui para o morador urbano conhecer e valorizar o produtor rural.
Além disso, é importante investir na capacitação dos agricultores, tanto para técnicas inovadoras e menos agressivas de produção, quanto para aulas de gestão, planejamento e finanças. Ainda, foi identificado que há falta de locais adequados para transformar a matéria prima em produto para venda – processamento – que muitas vezes impede que o produtor venda o seu próprio produto.
Pensando nisso, e observando que a situação se repete em todo o país surge o SEG.MEN.TO – sistema expansível rural. Que se trata de um centro de escoamento da produção rural direto do produtor ao consumidor que, engloba o processamento, espaço para consumo e a capacitação dos envolvidos.
Através de um sistema de módulos projetado e implantado conforme demanda de cada local, podendo ser replicado pelo Brasil, considerando as diferentes condições socioambientais – o programa pode ser adequado e dimensionado a cada contexto – climáticas – são apresentadas alternativas de fechamentos, para adequação do clima de cada local e topográficas – a elevação do solo permite que seja implantando em diferentes terrenos, onde podem ser inseridos módulos auxiliares de rampas e escadas.
O conjunto implantado tem solução de tratamento de resíduos e de águas feito de maneira simples, mas eficiente, com uso de filtros biodigestores, jardim filtrantes e compostagem, por exemplo, com o objetivo de que possam ser replicados pelos produtores em suas propriedades, servindo como uma escola e aumentando a qualidade de vida dos mesmos.
O módulo base do SEG.MEN.TO imprime em sua linguagem elementos da casa vernacular rural com o viés contemporâneo da sustentabilidade ambiental, uso do telhado em duas águas e do alpendre como elemento de ligação entre o espaço fechado e o aberto. Para abrigar os reservatórios de água, uma torre é feita com a mesma lógica construtiva do restante e aproveita-se os andares intermediários como espaço de exposição de artistas locais – no geral, as cidades rurais possuem pouco incentivo a arte e a cultura.
A implantação apresentada no concurso, é feita em Sobradinho – RS, cidade polo da região Centro-Serra do Rio Grande do Sul. A cidade tem como base da sua economia a agricultura e considerando sua importância regional a implantação é feita com o programa completo – o módulo de consumo (feira) faz a ligação da grande barra de salas de processamento e a barra educacional, onde ficam as salas de aula e laboratórios.

Deixe seu comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/premioiabrs/www/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/premioiabrs/www/wp-includes/functions.php on line 3783