ROSSO – Vinícola em Faria Lemos

TEMA

O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma vinícola inserida na paisagem rural bucólica do distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves.

Uma vinícola com potencial produtivo de grande porte, capaz de produzir em escala industrial todas as bebidas advindas da viticultura, de espumantes aos diversos vinhos típicos da serra gaúcha, com capacidade de produção de até 1.200.000 garrafas anualmente.

JUSTIFICATIVA

Contendo aproximadamente 85% da produção nacional, a região da serra gaúcha é a mais conhecida produtora de vinhos do estado, tanto pela qualidade de sua produção quanto por sua paisagem e cultura característica, trazida principalmente por imigrantes italianos, e originando-se na produção artesanal familiar para consumo próprio. Por conta disso a procura pelo turismo voltado a apreciação da produção de bebidas derivadas da uva na Serra Gaúcha vem crescendo e se expandindo para além das consolidadas rotas como o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Ao mesmo tempo em que a expansão comercial e o aumento da procura turística são muito benéficos para a continuidade e a evolução do segmento, trazendo desenvolvimento econômico para a região, porém estas rotas consolidadas vem sofrendo certa saturação com a expansão urbana e as mudanças territoriais, consequentemente perdendo as características bucólicas e rurais atreladas a tradição viticultora, enquanto os aspectos comerciais tomam maior protagonismo.

A partir da constatação desta expansão, e tendo em vista que para o turismo enológico, a paisagem e o contexto natural/rural tem papel atrativo essencial, busca-se desenvolver o projeto de uma vinícola de potencial industrial, comercial e turístico, localizada com proximidade, mas fora do eixo consolidado de vinícolas comerciais, que atenda as demandas de produção e de turismo, ao mesmo tempo em que traga uma relação próxima entre a produção industrial e o aspecto rural, criando uma experiência ao visitante intimamente ligada a paisagem e ao processo enológico, desde a colheita da uva até a apreciação e degustação dos rótulos produzidos.

PREMISSAS DE PROJETO

PAISAGEM COMO PROTAGONISTA:
Desenvolver um projeto com aspectos tecnológicos e contemporâneos, mas com arquitetura silenciosa em relação a paisagem, que não rompa com o cenário, mas se adeque e se volte à ele;

EXPERIÊNCIA DO VISITANTE:
Buscar através da concepção dos espaços proporcionar uma experiência ao visitante que intersecione o industrial da produção com o rural da paisagem, transitando por todas produção e evidenciando as visuais.

PRODUÇÃO OTIMIZADA:
Buscar a otimização da produção através de processos lineares, com utilização de vinificação por gravidade.

LOCALIZAÇÃO DO DISTRITO

Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, foi o local escolhido para a implantação da vinícola por se localizar em um município de potencial turístico consolidado e por sua proximidade com Porto Alegre, facilitando o acesso e a visitação de turistas que buscam a experiência enoturística.

Faria Lemos é uma localidade que se encontra a aproximadamente 13 minutos de carro do centro de Bento Gonçalves.

Com a presença de pequenas vinícolas e cultivo de uvas, constitui uma paisagem produtiva que ainda mantém o aspecto bucólico característico, onde o próprio percurso até o local já desempenha papel importante na imersão do visitante, transitando por locais onde o cultivo e a cultura local se tornam mais evidentes.

Deixe seu comentário