REVITALIZAÇÃO PARQUE DO IMIGRANTE

 

 

A sustentabilidade das cidades passa por um uso consciente das estruturas da cidade e região. É, justamente, esse o caso do projeto apresentado. Busca-se entre antigas e subutilizadas estruturas da cidade, pertencentes ao município, o espaço ideal para oferecer a toda a região do vale, um espaço polivalente. Este local possibilita tanto sua utilização cotidiana, quanto especial. O projeto busca oferecer diversidade com o objetivo de atender um público variado, o que, por consequência, traz vitalidade ao complexo.
A partir de três ginásios pré-existentes, reprogramo as funções, qualificando os ambientes para feiras, shows, restaurante e eventos em geral; e acrescento novos prédios para possibilitar novos usos, tais como biblioteca, museu, espaços culturais, auditório reversível, mirante, entre outros.
Os três pavilhões mantidos tiveram suas coberturas reestruturadas com uma solução única, dando mais homogeneidade ao conjunto, solucionada com uma treliça espacial, mais leve. Uma grande cobertura faz a conexão física e visual do conjunto e, integra os novos volumes propostos.
Os novos usos de espaço cultural, biblioteca e os espaços requalificados de esporte e lazer atende o contraturno das escolas da região, no cotidiano. Há também ambientes para usos noturnos, que garantem uma maior atividade ao longo do dia. As feiras e eventos que rotineiramente já se utilizam destes espaços, contam agora com um parque ainda mais amplo e organizado, o que potencializa estas atividades e atrai novos públicos.

 

Tema: Espaços Públicos, Parque
Tags: Lajeado, Revitalização

Deixe seu comentário