REVITALIZAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO

O Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), localizado na Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon em Porto Alegre/RS, é a majestade de um passado que o delimitou como depósito de pessoas, pois na década de 60 contava com mais de 5500 internos e em 2017 ainda se encontram no local cerca de 250 pacientes crônicos. Frente a esta problemática, o projeto de revitalização pretende criar conexões entre o HPSP e a cidade, embasando-se na Lei da Reforma Psiquiátrica de 2001, a qual redireciona o modelo assistencial em saúde mental, ao propor um tratamento que privilegia a inserção social dos pacientes com sofrimento psíquico.

O projeto de revitalização para o local almeja quebrar as barreiras que impeçam o São Pedro de se ligar com a cidade e proporcionar um maior cuidado com os pacientes crônicos já mencionados. Com as seis alas do projeto inseridas no sítio de forma respeitosa e alinhada com o prédio histórico, são propostos novos dormitórios, refeitórios, enfermaria e espaços de lazer para os internos. Já o prédio do HPSP altera a antiga função de hospício e ganha os usos de museu, teatro, restaurante e uma unidade multidisciplinar de ensino. O gramado frontal que antes separava o HPSP da cidade com grades, agora transforma-se em praça aberta ao público, reforçando a ligação do projeto com a Av, Bento Gonçalves e suprindo a demanda do bairro Partenon por áreas verdes.

 

 

Parecer do júri

A Comissão Julgadora do Prêmio destaca o projeto Revitalização e Ressocialização do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre: pela maneira simples e competente com que responde às questões complexas que abrange. Valoriza a construção existente ao implantar a nova volumetria abaixo da cota do térreo, além de incorporar o pátio frontal em forma de praça pública, dessa forma integrando o Hospital ao bairro. Também estabelece uma releitura formal das alas do prédio histórico como eixos organizadores da proposta. O projeto traz uma nova visão sobre o programa e o modelo assistencial à saúde mental, demonstrando o compromisso social da arquitetura.

Tema: Hospitalar, Patrimônio, Residencial
Tags: áreas verdes, Porto Alegre, praça, Revitalização

Deixe seu comentário