REARQUITETURA DO EDIFÍCIO PHOENIX – PRAÇA XV

O CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE, ONDE A CIDADE NASCEU A MAIS DE DOIS SÉCULOS, É UM DOS PRINCIPAIS BAIRROS DA CIDADE E ONDE CONTA COM DIVERSOS EDIFÍCIOS QUE MARCARAM A ARQUITETURA DESDE SEU SURGIMENTO. O LOCAL É CONSIDERADO UMA GRANDE ÁREA CULTURAL COM A MAIOR QUANTIDADE DE PRÉDIOS TOMBADOS DO MUNICÍPIO. VISTO A IMPORTÂNCIA DO BAIRRO PERANTE A CIDADE, DEVOLVER EDIFÍCIOS LOCALIZADOS NESTA ÁREA À VIDA É DE ESTREMA IMPORTÂNCIA AO CENTRO HISTÓRICO.

O EDIFÍCIO QUE SERÁ REQUALIFICADO ESTÁ COMPONDO O CONTORNO DA PRAÇA XV E LOCALIZA-SE EM UMA ESQUINA ONDE SE TEM GRANDE VISIBILIDADE PARA OS USUÁRIOS DO BAIRRO, GERANDO UMA POLUIÇÃO VISUAL DEVIDO A SUA ATUAL CONDIÇÃO. COM SUA ESTRUTURA APARENTE E INACABADA, A EDIFICAÇÃO FOI APELIDADA DE “ESQUELETÃO”.

O PRÉDIO É UMA DAS OBRAS MAIS ICÔNICAS DA CIDADE, POIS CONSTA COM 19 PAVIMENTOS DE UMA CONSTRUÇÃO “NUA” RESUMIDA EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO E PARTES DE VEDAÇÃO DE TIJOLO À VISTA DESDE O ANO DE 1959, TRÊS ANOS APÓS O INÍCIO DA OBRA. A PARALIZAÇÃO DA OBRA E ABANDONO DO EDIFÍCIO GERA, A DÉCADAS, INDIGNAÇÃO E PREOCUPAÇÃO AOS MORADORES, FREQUENTADORES E TRABALHADORES DO CENTRO HISTÓRICO QUE JÁ SE MANIFESTARAM ATRAVÉS DE ABAIXO ASSINADO E CONTATO COM POLÍTICOS E JORNALISTAS.

HOJE, OCUPADO POR MORADIAS IRREGULARES ATÉ O SEGUNDO PAVIMENTO, O LOCAL RECEBE DIVERSOS APELIDOS PITORESCOS COMO “QG DO CRIME” E “BECO DO MIJO”, ALÉM DO MAIS POPULAR “ESQUELETÃO”. NESTE SENTIDO, O PROJETO CONTEMPLA A REQUALIFICAÇÃO DE UMA IMPORTANTE ÁREA DO CENTRO DE PORTO ALEGRE.

PORTO ALEGRE ESTÁ EM FREQUENTE CRESCIMENTO, MAS MUITAS VEZES ÁREAS COM GRANDE POTENCIAL SÃO ESQUECIDAS E ATÉ MESMO MENOSPREZADAS PELA POPULAÇÃO E INVESTIDORES DEVIDO A POLUIÇÃO VISUAL PRESENTE EM ALGUNS PONTOS DA CIDADE. UM DESSES PONTOS É ONDE APLIQUEI MEU TEMA DE PROJETO AFIM DE CONTRIBUIR NÃO SÓ COM OS USUÁRIOS, MAS TAMBÉM COM A CIDADE.

PRÓXIMO A PONTOS IMPORTANTES DO MUNICÍPIO, COMO O MERCADO PÚBLICO, PRAÇA QUINZE DE NOVEMBRO, ENTRE OUTROS, COM A OBRA INTERROMPIDA A DÉCADAS, ANTES DA FINALIZAÇÃO DO PROJETO, O EDIFÍCIO PHOENIX, CRIADO EM 1953, ENCONTRA-SE INACABADO. SEM UTILIZAÇÃO DO POTENCIAL A QUAL A LOCALIZAÇÃO PERMITIRIA E COM INVASÕES QUE CRESCEM CONSTANTEMENTE.

O PROJETO TRATA-SE DE UMA REQUALIFICAÇÃO QUE BUSCA REAVIVAR A EDIFICAÇÃO DANDO-LHE UM NOVO USO. ATUALIZAR NO ÂMBITO DA TECNOLOGIA, TENDO COMO FOCO A VALORIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E CONTRIBUIR PARA A REURBANIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO.

Deixe seu comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/premioiabrs/www/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/premioiabrs/www/wp-includes/functions.php on line 3783