Readequação Complexo Cultural

READEQUAÇÃO COMPLEXO CULTURAL
INTERVENÇÃO NA ÁREA DA ANTIGA CANTINA ANTUNES

Vista a importância da cultura para uma sociedade, o presente trabalho apresenta uma forma de incentivar e potencializar a propagação da cultura da cidade de Caxias do Sul por meio da intervenção arquitetônica em um edifício de caráter institucional.
Este projeto se dedica a intervenção em um dos pontos mais relevantes de caráter cultural da cidade que é o Centro de Cultura Doutor Henrique Ordovás Filho e seu entorno imediato. Localizado junto ao centro da cidade de Caxias do Sul, no Bairro Panazzolo, o centro cultural encontra-se próximo ao Parque Getúlio Vargas e ao Fórum da cidade.
Atualmente o Centro de Cultura possui pouca visibilidade e acessibilidade, devido ao relevo acentuado e a falta de conexão com as vias do entorno. A área possui caráter histórico pela presença de edifícios e outros elementos da antiga Cantina Antunes que havia no local, além disso, a existência de mais três edifícios culturais no mesmo quarteirão fortalece este uso e possibilita estratégias de valorização e integração entre os edifícios existentes e o projeto.
Sendo assim, a intervenção buscará favorecer o uso cultural existente no local através de melhorias quanto a funcionalidade, conexão, acessibilidade e visibilidade de todo o conjunto. Os principais objetivos da intervenção são a integração entre os edifícios culturais existentes no local, a facilidade e diversidade de acessos, espaços públicos conectados, valorização dos aspectos históricos do local e ampliação do programa cultural.
O programa de necessidades foi construído através da análise do programa existente, as demandas do lugar e entrevistas com as autoridades. O projeto oferece áreas de exposições, café, salas administrativas, de ensaios e ateliers. Quanto a área externa, são propostas áreas de acesso, estares, áreas de apresentação, exposição e espaço para feiras.
Buscando alcançar os objetivos traçados, o projeto prevê a implantação de um novo edifício para a sala de espetáculos, que complementará o programa. O projeto apresenta 2 pavimentos de subsolo para o estacionamento e apoio da sala de espetáculos, com acesso direto ao espaço aberto e eixo principal de conexão entre os edifícios. A readequação interna do edifício do Centro de Cultura possibilita a acessibilidade aos pavimentos superiores e o melhor aproveitamento da área.
Foram adotadas diversas estratégias quanto a insolação, ventilação e isolamento acústico. Toda a intervenção, tanto na área externa como interna, utiliza de materiais como o metal, vidro e telas metálicas como uma estratégia de oposição em relação aos elementos históricos, diferenciando o antigo e o novo. Para os subsolos são utilizadas cortinas de concreto e laje nervurada protendida.
Desta forma, a readequação da área propõe a criação de um complexo cultural que favorece a acessibilidade do local, melhora a integração entre os espaços e valoriza os elementos históricos e os edifícios do conjunto. Os desníveis são transformados em locais agradáveis de passagem e permanência com elementos atrativos e amplas visuais para o conjunto. Sendo assim, o projeto oferece unidade, legibilidade, orientabilidade e acessibilidade a esta área de uso cultural de importância municipal.

Deixe seu comentário