PECPel – Parque Esportivo Cultural Pelotense

O Projeto foi concebido com a ideia inicial de dar uso ao um grande espaço que atualmente está desvalorizado, mas estrategicamente localizado em um ponto da cidade onde existe um grande fluxo de pessoas todos os dias, oportunizando crianças, jovens e adolescentes que residem em comunidades carentes de Pelotas, a terem acesso a atividades de ensino e esporte em turnos opostos aos que frequentam a escola. Além disso o Parque seria cede de diversos projetos que a própria Prefeitura Municipal de Pelotas disponibiliza.
Tendo uma infraestrutura que abrigaria um campo de futebol e todos os espaços necessárias para prática de esportes olímpicos, um complexo esportivo com quadras e piscinas de tamanhos oficiais, um complexo cultural com teatro, biblioteca, salas de música, dança, academia, além de todo os espaço externo, de praças, quadras, anfiteatro e tantos outros elementos que o público poderia usufruir.
Tudo isso em um terreno de 26,5 hectares, projetado de forma que as visuais mais importantes do projeto já direcionem objetivamente o público aos seus destinos dentro do Parque, presando pela segurança e o fácil deslocamento entre os diversos espaços e as diversas sensações que o Parque proporciona.
Desta forma, o conceito do projeto se baseia na ideia da integração entre os espaços e a população, priorizando a fluidez e a mobilidade, proporcionando desta forma uma utilização com qualidade, buscando a melhor experiência do usuário em cada espaço do projeto. Tendo a mesma linha de pensamento quanto ao entorno, trazendo referencias e diretrizes presentes à sua volta, procurando transparecer a leveza da forma, gerando harmonia como um todo no projeto, sem perder o caráter de uso das edificações e do Parque em si.

Deixe seu comentário