PÁTIO 2273

A proposta consiste na implantação de um pátio na cidade de Bagé-RS, uma edificação com área reduzida, com poucas unidades comerciais, onde podem se instalar lojas de pequeno e médio porte em torno de um espaço aberto. O empreendimento comercial abriga um pátio com lojas, restaurantes e galerias de arte. Esse espaço beneficiará a economia da cidade com uma ampla diversidade de produtos e serviços.
O pátio como solução arquitetônica viabiliza a redução de custos de manutenção do complexo, além de resultar em um espaço agradável, proporcionando um local de encontro e convívio e gerando espaços com vegetações e paisagismo. Pensando na sustentabilidade, a proposta engloba também o uso de painéis solares, água de reuso e paredes verdes, que contribuem significativamente para a redução dos custos fixos do complexo.
O projeto foi elaborado com a intenção de promover a integração do interior com o exterior, e para que isso ocorra, foram utilizados panos de vidro para trazer transparência. Pensando no conforto térmico e lumínico, foram utilizados brises e marquises nas fachadas de maior insolação. Os grandes vãos do projeto foram vencidos com o uso de lajes nervuradas e na passarela com o uso do steel deck.
Os pátios são projetos voltados para uma área aberta, normalmente locais de estar e lazer, como um jardim. A partir de estudos sobre o tema, é perceptível a importância que os espaços abertos possuem desde o princípio do comércio até os dias de hoje. O uso destes espaços vem aumentando, pela facilidade de acesso e concentração de comércios.
A cidade de Bagé é carente em espaços comerciais agrupados de forma a proporcionar no mesmo local diversidade de comércios que favorecem os usuários. Por estar localizado na área universitária, proporcionará também aos alunos, local de lazer e compras. A proposta é instituir outra centralidade comercial, tendo em vista a observação de uma tendência de comércios em torno do Campus Central e Corujão URCAMP.

Deixe seu comentário