Parque Rua da Praia

PARQUE RUA DA PRAIA
O Parque Rua da Praia fica localizado em São Leopoldo, em uma faixa de terras abraçada pelo leito de um rio, como se fosse o coração da cidade – uma espécie de ilha.
São Leopoldo faz parte da região metropolitana de Porto Alegre e é cortado pelo Rio dos Sinos, a partir do qual a cidade nasceu e se desenvolveu: surge como um vilarejo conhecido por Feitoria do Linho-Cânamo, habitado por índios Carijós e imigrantes açorianos, até que em 1824 chegam os primeiros imigrantes alemães à região, através do curso d’água, e transformam a área com a abertura de ruas e construções germânicas.
Atualmente, o dique que protege São Leopoldo das enchentes também restringe a relação da população com o rio, representando uma barreira visual. Para mudar essa perspectiva, a intervenção idealiza a grande faixa de terras em meio ao rio como um espaço de encontro, lazer, sociabilização e formação cidadã, mas acima de tudo, busca resgatar a importância que o rio tem para a cidade.
As belezas naturais da área, a proximidade com o centro de São Leopoldo e a existência de elementos de importância histórica e cultural, reforçam a necessidade de atribuir um uso público à Ilha, hoje habitada por moradores que frequentemente sofrem com as cheias do Rio dos Sinos, mas também muito procurada para lazer nos finais de semana e prática de esportes.
Assim, o projeto tem o desafio de resolver problemas de infraestrutura do local e de criar espaços de convívio e troca de experiências, que façam nascer um sentimento de pertencimento ao lugar, para que o cidadão cuide do espaço público e crie vínculos sentimentais com o rio e a cidade.
As edificações históricas do centro de São Leopoldo, aliadas às heranças arquitetônicas presentes na Ilha, serão unidas por um eixo peatonal na Ponte 25 de Julho e formarão um circuito cultural. O objetivo da proposta é requalificar a Ilha da Praia e servir como elemento transformador da paisagem urbana, impulsionando investimentos no centro da cidade.
O partido arquitetônico carrega o conceito de “desfile da paisagem” através de um percurso em zigue-zague, onde a paisagem é estática e o observador é conduzido a dialogar com o lugar por meio de diferentes pontos de vista. Esse percurso divide o parque em módulos e organiza o programa de necessidades, avançando sobre o rio ao chegar na margem e respeitando a vegetação existente.
O traçado original da Rua da Praia é preservado, dando origem a um eixo peatonal, que distribui o acesso aos edifícios e gera uma faixa de mobiliário e vegetação, cortando o parque de leste a oeste. As intervenções preparam o espaço para receber feiras e eventos, com estratégias para minimizar os impactos ambientais na área e potencializar a consciência ambiental.

Deixe seu comentário