Loteamento Rururbano Sustentável – Ecovila Bela Vista

Loteamento Rururbano Sustentável
Ecovila Bela Vista

A proposta do Loteamento Rururbano Sustentável, Ecovila Bela Vista, surge a partir da preocupação quanto a insustentabilidade identificada na forma de vida da nossa sociedade, o que pode ser observado com a análise dos seguintes fatores: separação do homem e natureza; distanciamento entre fontes de produção e consumidor final; ausência de cuidados energéticos no planejamento de edificações; e divisão das cidades entre zona rural e zona árida (ou urbana). A separação dos componentes citados, a segregação de todos os elementos que deveriam estar interagindo em benefício mútuo, e não estão, são elementos identificados como principais responsáveis pelo desequilíbrio ambiental, social e econômico.

Diante desta percepção, foi criado o projeto de um loteamento, localizado no Município de Capão do Leão- RS, onde a vida cooperativa e a integração serão a base da criação de um ambiente harmônico e saudável, que promova não só a melhoria direta na qualidade de vida dos moradores do loteamento e da população do entorno, como também contribua para a consciência ambiental, sendo fomentador de ideias, práticas e ações ecologicamente corretas.

O Loteamento Rururbano Sustentável, segue os princípios do projeto permacultural, apoiado em conhecimentos de caráter interdisciplinar, como ecologia, conservação de energia, paisagismo e ciência ambiental. Neste projeto todos os elementos, sejam eles materiais ou imateriais, devem estar conectados e desenvolvendo mais de uma função, assim como cada função importante deverá ser apoiada por vários elementos.
A conexão entre os elementos é chamada na permacultura de Design, que é formado por quatro categorias de componentes: componentes do local ? água, terra, paisagem, clima, plantas; componentes energéticos ? tecnologias, conexões, estruturas e fontes; componentes abstratos ? tempo, dados, ética; componentes sociais ? apoio legal, pessoas, cultura, comércio e finanças.

O público alvo são pessoas interessadas em viver próximas a natureza e aos recursos tecnológicos que o centro de uma cidade pode oferecer. Além disso, por se tratar de um loteamento, onde as ruas são abertas ao público, os espaços de recreação e lazer poderão ser utilizados por toda a população.

O loteamento rururbano sustentável será implantado em área de expansão urbana do Município de Capão do Leão, gleba pertencente à zona rural que possui acesso através da principal avenida do centro da cidade, Av. Narciso Silva. A inserção do loteamento nesta cidade visa valorizar a cultura própria da comunidade, incentivando a difusão da vida urbano-rural, além disto, a proximidade a um centro urbano proporcionará benefícios aos moradores do loteamento, como: qualidade das vias de acesso; proximidade do comércio, de instituições de saúde, educação e segurança; facilidade de acesso a recurso tecnológicos ? sinal de internet e telefone; e favorecimento de trocas econômicas.

Deixe seu comentário