Interlúdios Urbanos: Estratégias de Mobilidade e Requalificação Urbana na Área Central de Frederico Westphalen

Devido à supervalorização dos transportes motorizados e individuais ao longo do século XX, a configuração da cidade e dos espaços urbanos sofreram bruscas mudanças, onde o ambiente, a vida urbana e os pedestres passam a ser coadjuvantes no desenvolvimento das cidades. As ruas, que antes eram palco da vivacidade, deram espaço ao caótico cenário de caos, congestionamento e degradação, trazido pelo uso massivo dos carros. As cidades contemporâneas encontram-se vazias, pois nelas não há mais espaço para o pedestre e para as peculiaridades cotidianas. Através desta premissa desenvolve-se o presente trabalho final de graduação, buscando metodologias estratégicas para a mobilidade urbana de Frederico Westphalen, mais precisamente em sua área central, como forma de trazer o pedestre para o espaço urbano. Tentando minimizar e enfrentar essa problemática o projeto tem sua conceitualização no Urbanismo Sustentável e sua busca por cidades mais saudáveis e equitativas, através de um resgate da unidade de vizinhança e da cidade voltada para as pessoas. A mobilidade coligada a técnicas pontuais de revitalização urbana, dispondo de um espaço mais atrativo e gozando de boa acessibilidade, fomenta o pedestre a voltar para o espaço público, trazendo novamente a vida para as cidades.

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