INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: CAMPUS AVANÇADO DE PINHAL GRANDE / RS

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: CAMPUS AVANÇADO DE
PINHAL GRANDE / RS

A proposta projetual tange na implantação de um Campus Avançado para a cidade de Pinhal Grande – RS, sendo este uma extensão da rede de ensino do Instituto Federal Farroupilha. O propósito do conjunto educacional é disponibilizar à população, uma oportunidade de qualificação em nível de cursos técnicos integrados e subsequentes guiados ao ensino agropecuário e socioeconômico, intensificando o desenvolvimento rural local e regional, amenizar a evasão estudantil do município e a premissa de manter o homem do campo no seu meio.

A escolha da temática se concretizou através de uma análise da atual situação municipal, que apresenta uma economia oriunda das atividades primárias da agricultura e pecuária, com a maior parte da população residente na zona rural do município e uma educação ofertada até nível médio. Dessa forma, para ter acesso à educação continuada, o indivíduo precisa se deslocar até instituições ou centros universitários em cidades que ofertem a profissionalização.

Para tanto, o projeto parte com a premissa de integrar harmonicamente o espaço de ensino edificado com a paisagem interiorana e agrícola em que está inserido. O conceito projetual para o conjunto institucional se define através de um diagrama de palavras, que explora significados e princípios semelhantes entre AGRICULTURA (planta / vegetação) e EDUCAÇÃO (formação profissional). Por exemplo, na agricultura, o processo começa com o preparo, adubação e correção do solo; semeadura dos grãos; crescimento e desenvolvimento vegetativo, colheita da produção e pôr fim os resultados e lucros obtidos com a produtividade da plantação. Na educação, o processo inicia com o acesso ao ensino de educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio; posteriormente o ingresso a uma formação continuada de ensino superior e/ou técnico; aperfeiçoamento, treinamento e desenvolvimento profissional; formação profissional e por fim conquistar o sucesso no mercado de trabalho.

O projeto abrange uma área total de 7.613,27 m², distribuída entre os setores de ensino, pedagógico, administrativo, apoio, infraestrutura e serviços. O sistema estrutural proposto é modular em concreto armado, empregando lajes protendidas com cordoalhas engraxadas. A composição formal se caracteriza pela combinação de formas puras, lineares e modulares. A volumetria molda-se de maneira a beneficiar as edificações quanto aos usos, setores e orientação solar, explorando princípios de conforto e bem-estar e valorizando os visuais da edificação e para a edificação.

Na materialidade, se busca dar unidade e linguagem arquitetônica integrada ao conjunto com a utilização de materiais adequados para o clima local e o emprego de elementos com baixa manutenção e grande durabilidade. Os materiais fortalecem a correlação entre agricultura e educação, integrando interior e exterior com a utilização vidro e sua permeabilidade visual, a madeira afirmando características naturais e locais, o concreto, o aço e o tijolo representando a robustez, brutalidade e contemporaneidade do conjunto arquitetônico. Com o estudo das cores, intensidades e tons, inspirados na policromia da paisagem local, define-se uma paleta de cores com o objetivo de integração do conjunto edificado ao meio natural inserido.

Deixe seu comentário