Hotel Monte Bérico – Spa Boutique

Hotel Monte Bérico – Spa Boutique

A cidade de Antônio Prado, considera a cidade mais italiana do Brasil possui grande potencial turístico, contudo as poucas opções de locais hoteleiros em Antônio Prado, fazem com que muitos turistas escolham municípios vizinhos para alojar-se. A criação de um espaço adequado para recepcionar este público é necessária, assim tonando a permanência dos mesmos na cidade por um período maior, uma vez que, esse público traz benefícios financeiros diretos para o município, bem como auxilia no seu desenvolvimento e reconhecimento.
O terreno localiza-se na Vila 21 de Abril, interior de Antônio Prado, situa-se na Zona Rural, o qual possui 2.965,00m². Neste terreno encontra-se uma antiga vinícola, construída no ano de 1942, possuindo grande importância para o patrimônio histórico da cidade, vez que sua execução em pedra basalto com estrutura em madeira foi um marco da construção para a vila.
Devido ao aumento dos serviços à edificação foi submetida a algumas ampliações, resultando em anexos irregulares, materiais e métodos construtivo diferentes, onde não possui conexões arquitetônicas com o projeto original, assim, é imprescindível a retirada destes, requalificando as fachadas procedentes da arquitetura primária.
A utilização da estrutura da antiga vinícola ganha ênfase quanto a inquestionável vitalidade que a edificação passará a receber, uma vez que, sendo histórica, sua reabilitação é o incentivo para que a obra possa cumprir seu papel social novamente.
O projeto para a implantação do Hotel Boutique tem como objetivo auxiliar na demanda hoteleira e disponibilizar serviços que remetem a lugares turísticos da cidade e a gastronomia característica da colonização italiana.
A edificação proposta, é composta por três blocos, sendo o primeiro proveniente da reabilição da antiga vinícola, este é o bloco de acesso dos visitantes, nele encontram-se todas os ambientes sociais, hall de entrada, recepção, bar e restaurante. Este bloco tem como conceito a introspectividade dos ambientes, criando espaços íntimos, explorando a pureza dos materiais.
O segundo bloco é destinado ao Spa e a piscina, onde o usuário é conduzido a negligenciar o externo aproveitando ao máximo as experiências de relaxamento que este ambiente proporciona. A utilização de elementos encontrados no entorno reforça a aproximação do usuário com o local e a privacidade proposta neste bloco faz com que o público consiga aproveitar todas as sensações propostas.
O terceiro bloco é composto pelos quinze leitos, cada qual com sua própria temática. A suíte tem como conceito a conectividade do hóspede com o entorno, fazendo as grandes aberturas prologarem-se em direção as videiras encontradas no prolongamento do terreno.
Todos os materiais utilizados no projeto bem como o método construtivo foram pensados a partir de premissas de manter a caracterização original da antiga cantina. Os novos volumes vinculados a edificação existente, foram projetados no método construtivo steel frame a fim de manter uma obra limpa e dar agilidade no processo executivo.
Diante disto, estas características, fazem com que o Hotel Boutique preze pela tranquilidade e bem-estar do hóspede, incentivando a permanência do mesmo por mais tempo na cidade, estimulando seu retorno posterior.

Deixe seu comentário