FLAT + COWORKING

FLAT + COWORKING
Diante das constantes transformações das cidades e do modo de vida dos habitantes, é necessário que os espaços e equipamentos evoluam junto, para atender as necessidades de cada local.
A cidade de Bento Gonçalves hoje, vive em um cenário onde o turismo de negócios/empresarial é uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento do município, movimentando a economia de forma geral, entretanto, ainda existem carências relacionadas a estrutura local, como por exemplo a escassez na rede hoteleira, que em épocas de feiras e eventos acaba por ter lotação esgotada e a falta de espaços para reuniões e trabalho.
Além disso, a cidade tem tido um crescente número de feiras de nível nacional e internacional que vem sendo realizadas nos últimos anos, ela é sede do Fundaparque, um dos maiores parques de eventos com espaços cobertos e climatizados da América Latina, com 58.000m². Dentre as feiras e eventos que o município recebe, estão a Movelsul Brasil, FIMMA Brasil, Avaliação Nacional de Vinho, Brazil Wine Challenge, Fenavinho, entre outras.
Com isso, a proposta do projeto consiste em dois programas principais: escritórios para aluguel temporário e flat, que devem se complementar. Com um público alvo em comum, estas duas funções se fortificam e respondem a demanda de uma cidade de negócios, turística e moderna.
Sabendo que tanto os profissionais quanto os turistas que buscam um local para estadia e trabalho prezam por uma boa localização, de fácil acesso e locomoção o projeto foi inserido no Bairro Planalto, o qual é abastecido por todo tipo de comércio e serviços, permitindo que todos sejam acessados a pé.
O terreno de inserção, possui frente para duas ruas, a Rua Herny Hugo Dreher, conhecida como corredor gastronômico da cidade, aonde se encontram os bares, restaurantes, casas noturnas e espaços culturais da cidade, e a Rua General Góes Monteiro, que faz a ligação do centro da cidade com o acesso secundário da cidade e até mesmo com o Fundaparque.
O edifício é implantado tirando proveito da topografia acidentada, criando patamares e blocos escalonados, que levam do nível zero ao dez, permitindo atravessar através do terreno, de uma rua a outra. Além disso, levando em consideração a melhor visual do terreno, cada cobertura do pavimento inferior se torna um terraço do pavimento superior, fazendo uso também de bastante vidro para que se possa desfrutar destas vistas em qualquer ponto.
O projeto pretende enriquecer ainda mais essa área da cidade que é muito utilizada aos finais de semana, anexando ao programa, uma galeria de lojas, um café e livraria juntamente com espaços abertos que integrem a instalação do edifício com o entorno existente.
Pretende-se enriquecer o panorama empresarial e turístico de Bento Gonçalves, com a criação de espaços que supram a necessidade de hospedagem ou moradia por tempo indeterminado, além de espaços de trabalho de caráter transitório, contribuindo para a área com espaços agradáveis, de estar e comercio, onde as pessoas possam permanecer e usufruir do local.

Deixe seu comentário