Estação do Moscatel | Complexo Enogastronômico

Projeto refere-se à Estação do Moscatel | Complexo Enogastronômico, localizado em Nova Sardenha, no Município de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Escolhidos terreno e pré-existência pelo fato de ambos estarem abandonados, num espaço ocioso, alocando intervenção com requalificação e reabilitação do patrimônio histórico existente, oferecendo novo uso. Através da valorização da vitivinicultura, e do reconhecimento da produção de uvas moscatéis, insere-se proposta de COMPLEXO ENOGASTRONÔMICO, VITIVINÍCOLA e TURÍSTICO. Incentivando o potencial regional, fortificando roteiros gastronômicos e turísticos existentes, valorizando a produção local, requalificando espaços externos para turistas e para a comunidade.

A implantação tem duas principais premissas, o volume surge a partir da terra e incorpora-se a paisagem; e a definição do volume longitudinal ao terreno, em formato de L, abraçando a ruína, demonstra hierarquia e valorização da estrada férrea e da pré-existência. O volume eleva-se a partir de 3 barras, com diferentes atividades, que foram subdivididas acomodando o programa de necessidades e atividades. Incorporando terraços verdes, valorizando a praça e coroando com a criação de passarelas mirantes surgem como gesto estruturador do partido arquitetônico, facilitando acessos e circulações. Dispostas como moldura da edificação, o visitante é o protagonista, articulando os setores, através dos vazios que delimitam os blocos, conduz à descoberta do conjunto arquitetônico integrado à paisagem.

A escolha da materialidade relacionou-se com o local, onde o concreto aparente, em sua forma bruta é tratado como a pedra concebida pelo homem, remetendo-se a funcionalidade, pureza dos materiais. Onde é intencional a dimensão temporal dessa materialidade, sabendo que o comportamento através dos anos transformará a edificação num componente amalgamado à paisagem. O concreto escurecido, madeira envelhecida, paisagismo maduro, farão evoluir a simbiose homem | natureza. Onde terraços verdes mimetizam a edificação, suavizando na paisagem.

A reabilitação e revitalização do espaço dos trilhos, através da história e memória, conduz a uma nova experiência relacionada ao enoturismo na Serra Gaúcha.

Deixe seu comentário