Escola de Ensino Infantil – Canoas|RS

Escola de Ensino Infantil – Canoas|RS

Diante do cenário atual da sociedade, nos deparamos em um mundo cheio de possibilidades em constante transformação, onde o senso comum e coletivo passou a ser uma ferramenta fundamental de sobrevivência.

Para moldar-se a essa nova sociedade é necessário reaprender a arte do ensinar, educar, estudar, conviver, ou seja, reaprender a adquirir conhecimento.

O intuito foi realizar um projeto arquitetônico voltado para o público infantil que estimule a criatividade, o convício, o senso coletivo e a aprendizagem do educando, através de conceitos atuais, como Gamification.

A proposta consiste em uma edificação térrea, dividida em dois grandes setores, o setor de ensino com suas articulações, e o administrativo de forma ordenada. Por se tratar de um terreno retangular, a linearidade do projeto permite integração e conexão dos espaços exigidos pelo programa de necessidades. A composição em forma de “pente”, propicia espaços externos qualificados, além de fragmentar os volumes para acomodar melhor os usos.

O acesso principal ocorre na Av. Farroupilha, onde foi criada uma esplanada de acesso a partir da rotação do primeiro volume de ensino, para garantir o conforto e comodidade ao ingressar na instituição de ensino.

Arquitetura para os Sentidos

Os sentidos são peças fundamentais para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no convívio em sociedade, além de estar presente no aprendizado de qualquer pessoa. Trazer esse conceito para a arquitetura escolar é de suma importância para todos, pois proporciona integração e acolhimento, princípios esses indispensáveis para uma boa educação.

A convivência escolar pode influenciar, em partes, a formação de senso crítico do aluno, é nela que conseguimos inserir valores para um bom convívio coletivo, utilizando um cenário neutro.

Foram desenvolvidos ambientes que propiciam o desenvolvimento físico e psicológico de todas as crianças atendidas pelo projeto, para que novas experiências instiguem a criatividade e a ânsia do aprender.

Como é constituída uma Escola de Ensino Infantil?

Constitui-se em ação pedagógica intencional, caracterizada por unir o cuidar e o educar, considerando o contexto sócio-cultural de crianças na faixa etária de zero a cinco anos e onze meses, sendo esses ou não portadores de necessidades especiais.

Inclusão Escolar

Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas.

Linha Pedagógica

A linha Montessoriana preza pela autonomia e pelo equilíbrio emocional do aluno, pelo aprendizado com as mãos e pela interação com a natureza. Além de valorizar a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.

Gamification

O termo “gamificação” (do original inglês: gamification) significa a aplicação de elementos utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos, tais como estética, mecânica e dinâmica, em outros contextos não relacionados a jogos (Kapp, 2012).

Na educação o conceito pode ser dividido em alguns elementos, dentre eles destacam-se, a percepção de falhas, o uso de diferentes identidades, os experimentos e os esforço, os quais nos levam a experiências que aprimoram o raciocino e aprendizado dos alunos.

Deixe seu comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/premioiabrs/www/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/premioiabrs/www/wp-includes/functions.php on line 3783