Equipamento Itinerante de Ensino de Arquitetura e Urbanismo para crianças

Equipamento Itinerante de Ensino de Arquitetura e Urbanismo para crianças
A arquitetura existe no espaço que nos rodeia e aprendemos com ela o tempo todo. A casa, os edifícios, a paisagem, a praça e a rua formam um ambiente de aprendizagem de diferentes escalas e com isso, se propõe ensinar as crianças uma nova maneira de ver e entender as relações que existem no meio ambiente de uma maneira fácil e lúdica para que comecem estimular seu olhar sobre a cidade e o espaço onde vivem.
Dados de 2018 da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que 55% da população mundial vive em cidades e em 2050 este número aumentará para 68% de pessoas morando em área urbana. No Brasil, esta porcentagem chega a 85%, tornando impossível falar do futuro sem pensar em grandes cidades e como o ambiente nos oferecerá ou nos tirará qualidade de vida.
O tema proposto é um equipamento itinerante de ensino de arquitetura e urbanismo para crianças. A proposta é levar o ensino de arquitetura e urbanismo para crianças, através de um ambiente efêmero e interativo, considerando princípios da arquitetura itinerante, a fim de possibilitar um aprendizado mais acessível à população. Devido ao seu caráter de arquitetura móvel, poderá ser implantado em cidades de escalas diferentes e para o estudo, será exemplificado em cidades de pequeno, médio e grande porte do estado do Rio Grande do Sul.
A arquitetura e urbanismo é multidisciplinar e seu ensino auxilia a criança a desenvolver conhecimento em áreas das exatas e humanas, além disso, esse projeto tem como objetivo apresentar as crianças um pensamento crítico sobre cidade, conhecimento sobre o patrimônio histórico e o entorno construído, conceitos sobre sustentabilidade e incentivo a criatividade.
Para sensibilizá-los para a temática do desenvolvimento urbano ou sobre a preservação de patrimônio histórico da cidade, é fundamental criar um ambiente que as favoreça, e sendo elas a geração responsável pelo crescimento e manutenção de nossas cidades no futuro, torna-se necessário fornecer um ensino próprios sobre o tema.
Pensando em um espaço que promova a relação de pertencimento dos pequenos cidadãos com a cidade, e acreditando que a experiência e a investigação são fundamentais para despertar o interesse pela arquitetura e urbanismo, o equipamento foi organizado de maneira que a criança receba práticas que lhe permita experimentar, formular perguntas, cometer erros, repensar os edifícios, a paisagem e a cidade. A melhor maneira de explicar arquitetura e urbanismo para crianças é construindo uma boa escola e espaços públicos de qualidade para todos.
Nesse contexto, surge a proposta de um ambiente que seja complexo, adaptável e flexível, que possa, não apenas atender uma área de abrangência, mas sendo itinerante, atender várias áreas em diferentes cidades.

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