ENGENHO&CULTURA

A cidade guarda uma história industrial muito forte pelo seu cultivo de arroz irrigado, Cachoeira do Sul é conhecida como a Capital Nacional do Arroz, e por muitos anos movimentou a economia da região. O projeto trata-se da revitalização dos antigos engenhos de arroz, Engenho Brasil inaugurado em 1920 e Engenho Bacchin Lewis, na época 40, dentro do contexto histórico do surgimento da cidade ao seu entorno. Estão localizados na região central por onde passava a antiga ferrovia e o prédio da estação ferroviária. Com o passar dos anos o surgimento de uma centralidade ao redor da estação fez com que ela fosse demolida e os trilhos retirados do local. Logo, os engenhos foram rapidamente à decadência e desativados, o abandono levou a um processo de degradação, e esses edifícios deixaram de cumprir suas funções originais e acabaram se tornando uma zona obsoleta em uma área privilegiada.
A falta de interesse público e sem ser edifícios tombados acabou contribuindo ainda mais para a situação em que os prédios se encontram hoje. O objetivo da proposta é recuperar e revitalizar espaços que foram históricos para a origem da cidade através da valorização do lugar, um estímulo para o crescimento econômico, social e cultural, trazendo um equipamento que integre a cidade pela diversidade cultural local, recuperando a identidade na situação urbana de hoje com uma conexão harmoniosa e buscando a história do surgimento da cidade presente no local e usando suas referências.
Desta forma, busca revitalizar o lugar para que seja um novo polo cultural da cidade onde se realizem diversos eventos de fácil acesso, e espaço público de qualidade. Adaptação das preexistências para um centro cultural com espaços de cultura, lazer, moradias nos silos e espaços de coworking, anexado aos engenhos para compor a paisagem também foi instalado um novo equipamento, o mirante, nas ligações e visuais importantes do terreno.

Deixe seu comentário