ECO ITA – Centro de Ecoturismo no Morro Itacolomi

De forma a incentivar o turismo, e oferecer a população local a infraestrutura necessária para aproveitar a grande qualidade cenográfica que o Morro Itacolomi oferece, propõe-se o Centro de Ecoturismo: uma intervenção pública, que tratará de qualificar essa Área de Patrimônio Cultural, retomando o valor simbólico que o Morro já teve, oferecendo também serviços aos visitantes, com objetivo de desfrutar das maiores qualidades do local, intervindo com o mínimo de impacto ambiental.

A escolha do ecoturismo como ponto focal desse projeto deve-se pelo seu caráter multidisciplinar, abrangendo contato com a natureza, preservação, educação ambiental, bem-estar social, saúde física e mental, e desenvolvimento econômico, alinhados a relevância mundial que este assunto vem alcançando, e principalmente as potencialidades do local escolhido para implantação.

Esse projeto busca estudar as infraestruturas necessárias (e ecologicamente eficientes), para adequar o Morro Itacolomi a visitação, através de um plano público de desenvolvimento, devolvendo essa área de patrimônio cultural para a cidade de Gravataí e seus visitantes.

A intenção do empreendimento é garantir acessibilidade aos trajetos que levam aos principais picos do Itacolomi, promovendo também a conscientização ambiental. Serão desenvolvidos espaços que ofereçam serviços e população local e a visitantes, como hospedagem, restaurante, salão de eventos, loja de produtos naturais, salas multifuncionais para desenvolvimento de diversas atividades, educação ambiental, auditório, biblioteca, infraestrutura para prática de esportes e praça pública.

Para manter gratuito o acesso as novas infraestruturas do Morro, e oferecer vivência e educação ambiental as escolas da região, a utilização de espaços como a hospedagem e salão de eventos ocorrem através de pagamento de taxas por parte do usuário. Dessa forma é livre o acesso a maior parte dos espaços, mas com a cobrança estratégica de algumas atividades, é alcançada viabilidade para manutenção dos equipamentos e lucro da entidade consorciada, oferecendo ainda mais atrativos e oportunidades aos visitantes.

Deixe seu comentário