CULT – Complexo Urbano de Lazer e Artes

CULT – COMPLEXO URBANO DE LAZER E ARTES

PROBLEMÁTICA
O litoral norte gaúcho é bastante utilizado como destino de férias, turismo e lazer por moradores de todo o estado, principalmente no período de novembro à abril.
Entre as cidades litorâneas, destaca-se Tramandaí, conhecida como a Capital das Praias, possui uma independência financeira e vida própria durante o ano todo.
Entretanto, moradores e veranistas que buscam atividades para diversão além da praia encontram dificuldades, pois os locais existentes são muito limitados ou precários e não atendem a demanda e expectativa do público.
Com base nessa situação, foi realizada uma pesquisa com intuito de mapear os locais de entretenimento mais frequentados e suas cidades correspondentes, o grau de satisfação de seus usuários e o que eles acreditam faltar nesse nicho.
O questionário realizado com 60 pessoas entre essas, 86% residentes, 11% veranistas e 3% que visitam regularmente a cidade, revelou que:
• Quase 95% dos entrevistados aponta a falta de locais para lazer e entretenimento como um problema.
• Mais da metade relata que os locais existentes são precários.
• As cidades mais citadas que dispõe de estabelecimentos para diversão são as vizinhas Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa.
• Os pontos que mais motivam os usuários a frequentá-los, respectivamente, são: Localização e fácil acesso, atrações e atividades propostas, ambiente e conexão com espaço aberto, gastronomia e bons drinques, e por fim relação custo-benefício.

LOCALIZAÇÃO

Localizado na Av. Emancipação n°575, a principal do centro da cidade de Tramandaí, o lote de morfologia plana possui vegetação de grande porte, árvores do tipo Figueira, em três pontos isolados.

ENTORNO

Os vizinhos imediatos caracterizam-se de baixa altura, sendo os laterais comerciais e ao fundo residenciais. O acesso é fácil tanto para pedestres como veículos, há também pontos de ônibus nas proximidades.
O entorno é de grande movimento principalmente aos finais de semana com fluxo de pessoas nos shoppings e sorveterias.

OBJETIVO

Buscando suprir as necessidades relatadas ao decorrer da pesquisa desenvolvo um Complexo Urbano de Lazer e Artes que tem por objetivo renovar o conceito de entretenimento na cidade para maior satisfação e atração do público local e turístico.
As referências para sua concepção, são as atividades e locais presentes nas Capitais e grandes cidades que ainda não foram inseridas no litoral norte. Além disso, é necessário uma reativação do centro neste nicho, pois inúmeros locais de entretenimento e lazer foram fechados ou substituídos por estabelecimentos de funcionamento em horário comercial, o que desenvolveu a escassez de pessoas principalmente durante o período noturno.
Outra questão é a formação de espaço públicos abertos, visando incorporar o público-privado para uma maior integração social da comunidade, e ainda disponibilizar de oficinas, sarais e aulas voltadas para o desenvolvimento de cultura e artes de toda a região.

Deixe seu comentário