Condomínio Residencial de Baixo Custo no Município de Vila Lângaro

Vila Lângaro é um município que encontra-se localizado na região nordeste do estado gaúcho, abrangendo uma área territorial de 152,17Km². Dividido em 10 comunidades, possui aproximadamente 2.230 habitantes e, mantem-se a uma distância de 327 Km da capital do estado, Porto Alegre.

A implantação de um condomínio de baixo custo para trabalhadores do município e região na área industrial de Vila Lângaro-RS, tem como objetivo oferecer moradia com espaços de lazer que proporcionem maior socialização entre seus usuários, atendendo as necessidades de toda a família e facilitando a locomoção para o trabalho. De acordo com as informações passadas pelo órgão administrativo, a construção do condomínio estaria suprindo a ausência de demandas que o município estaria vivendo. A ideia do projeto é também adequar a infraestrutura urbana do entorno imediato.

A área industrial está localizada próxima a RS – 463, onde no mesmo lugar se encontra o trevo que dá acesso à cidade de Vila Lângaro-RS situada aproximadamente 5 Km. Deste modo, o local escolhido para a implantação do condomínio de baixo custo, está situado próximo a área industrial e de um espaço rural. A sua frente se faz para a Rua 22 de Outubro, esta tem como função ligar a cidade com uma das principais rodovias da região, a RS – 463, dando acesso as demais cidades como Coxilha, Passo Fundo, Tapejara entre outras.
O terreno escolhido para a implantação do projeto, possui uma área de 11.165 m², sua forma é retangular, tendo como medida frontal e de fundo 145,00 m e em suas laterais 77,00 m cada, sua topografia possui um desnível de 11m. Tem como item relevante sua vista privilegiada relacionada as demais áreas que ali se encontram, pois está localizado em um ponto mais alto no local e em consequência disto, possui suas vistas mais amplas em relação ao seu entorno.

O condomínio tem como intuito trazer ao espaço uma nova ideia de arquitetura, criando-se um contraste com o entorno pelo fato de só existir no local residências unifamiliares, juntamente com edificações industriais e alguns comércios com características arquitetônicas simples.

Deste modo, busca- se trazer aos moradores do condomínio, um espaço no qual ocorra a socialização entre os usuários, fazendo com que os mesmos interajam e vivam em comunidade, proporcionando benefícios por meio da saúde mental e física, através dos ambientes externos de lazer no qual encontra-se o estacionamento público e privado, o salão de festas e também a horta comunitária que é irrigada por meio da captação de água da chuva. Bancos estão distribuídos por toda a parte externa do condômino de forma harmônica e um playground para o divertimento das crianças que ali residem.

Em relação aos espaços residenciais, os apartamentos estão distribuídos entre dois e três dormitórios, sendo que todos possuem sacadas com brises de proteção contra a incidência solar. As torres também possuem terraços tendo como objetivo a agregação ao conceito do projeto. Dessa forma, a socialização contribui com a qualidade de vida das pessoas tornando-as melhores além de permitir que os espaços se tornem descontraídos e verdadeiros locais de convivência.

Deixe seu comentário