COMPLEXO MULTIUSO PALACETE CHAVES BARCELOS

 

A partir da criação da Equipe do Patrimônio Histórico o centro histórico de Porto Alegre voltou a crescer e desenvolveram-se projetos que buscam resgatar a história do local através da qualificação do espaço urbano e da dinâmica funcional. Assim, atraindo um novo público que busca por atividades atuais e espaços vivos, dinâmicos e, consequentemente, seguros.
O entorno da região da intervenção é composta por muitos prédios institucionais e históricos, o que gera bastante circulação no local, ainda mal explorado e inseguro. O projeto se propõem a restabelecer a conexão das ruas Duque de Caxias e Fernando Machado, valorizando o pedestre e qualificando os espaços públicos adjacentes a rua João Manoel através da implementação de um programa multiuso.
Sugere-se a atividade de espaço cultural para o Palacete Chaves Barcellos, do arquiteto Theodor Wiederspahn, localizado na Rua Duque de Caxias, 863. No mesmo terreno encontra-se uma escadaria João Manoel e o Edifício Santa Clara, atualmente utilizado para habitação, a serem reestruturados.
Além disso, nas áreas subutilizadas implantou-se uma galeria comercial e um prédio que é composto de coworking e lofts. O mesmo se desenvolve no declive ao lado da escadaria, possuindo acessos da mesma, trazendo vida e novas atividades para o local. A disposição dos prédios e o desnível do terreno, permitiram a criação de praças em patamares que permitem diferentes atividades ao ar livre. A harmonia da composição é garantida através das alturas e materialidade das novas edificações projetadas para se relacionar com a pré-existência e seu terreno, valorizando-a ainda mais.

 

 

Tema: Arquitetura Mista

Deixe seu comentário