COMPLEXO ENOTURÍSTICO FORQUETA – REQUALIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA COOPERATIVA VITIVINICOLA FORQUETA

Sotto l’ombra Del tuo vignale,
Tu lavori com tanta passion:
Gloria, Onare al tuo lavore!
Memoria eterna, gloria immortale!
Ói, bravi, miei cari soci Che meraviglia-che bel lavoro!
Avanti Sempre! (2x)
Sempre i’union! (Inno Della Cooperativa)

Forqueta: comunidade promissora com caráter de acolhimento e prosperidade. Uma vila que escreveu história e tem potencial para atrair novos investimentos, interesses e pessoas, devolvendo àqueles que ainda levam na memória uma nova vida urbana. O cultivo da uva e a produção de vinho, práticas passadas de geração em geração, fez a região ser considerada uma das maiores produtoras de vinho do município.

Localizado em Caxias do Sul, o bairro Forqueta apresenta um legado cultural muito representativo, sendo composto por um importante acervo arquitetônico que carrega traços de sua ocupação, como casarões antigos, igrejas centenárias, além da culinária tipicamente italiana e tradições que são passadas de geração para geração. Foi nesse lugar, que conserva os traços característicos da imigração, que surgiu a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, primeira deste seguimento na América Latina.

O complexo apresenta parte de sua estrutura tombada pelo município (sede inicial da cooperativa, construída em 1932 com ampliações até 1970, composta por 07 prédios geminados). A relevância da Cooperativa para o setor vinícola é inquestionável, pelo seu pioneirismo de cooperativismo vitivinícola, na América Latina, e como referência cooperativista para a Serra Gaúcha. O significado do pertencimento da Cooperativa com o lugar, cria laços culturais de patrimônio imaterial, como fator relevante para a valorização da cultura.

A Cooperativa funciona há mais de 80 anos no local, porém a estrutura existente não é compatível com a demanda atual, sem infraestrutura adequada para atendimento ao turista e para amparo físico dos eventos. Além disso, os espaços projetados para os processos de vinificação estão superdimensionados, levando em conta que a produção atual é menos da metade do que era desenvolvido antes.

O projeto visa a requalificação da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, com o objetivo de valorizar e restaurar o patrimônio arquitetônico, visando incentivar as atividades culturais do local, através de espaços voltados para a comunidade e de atendimento ao turista, estimulando a produção local, que movimenta a economia dos pequenos produtores da região.

Além disso, o complexo contará com uma nova edificação para vinificação, com espaços adequados para as demandas atuais, incentivando o enoturismo local e valorizando este bairro repleto de histórias. As propostas de intervenção objetivam o crescimento e desenvolvimento do Bairro Forqueta de maneira sustentável, com espaços onde as pessoas sejam estimuladas a frequentar, valorizando a cultura local, muito presente no cotidiano dos moradores.

Um povo identifica-se enquanto povo a partir do compartilhamento de um conjunto de traços espirituais e materiais que abrangem artes e letras, modos de vida, sistemas de valores, tradições e crenças. Hoje a Cooperativa possui um papel fundamental para a manutenção da cultura e identidade local, dessa forma, sua requalificação visa valorizar os laços entre a população e tradições locais, com intuito de promover a integração de diferentes classes sociais e culturais.

Deixe seu comentário