COMPLEXO AZENHA

 

Proposta de requalificação da área do Estádio Olímpico, realizando, simultaneamente, um contraponto de reflexão ao projeto apresentado pela construtora OAS para o terreno, localizado no bairro Azenha em Porto Alegre.
A localização em um bairro tradicional da cidade, no qual o comércio e a ocupação residencial são característicos, permite a elaboração de uma arquitetura que estimule a ocupação das ruas e espaços, além da criação de galerias comerciais abertas e praças públicas.
Por ter sido a sede do Estádio Olímpico desde a década de 1950 o local é conhecido pela população gaúcha em geral. Culturalmente, é essencial que possamos manter contato tangível com a história de nossas cidades, permitindo que novas gerações aprendam a história do local onde vivem, criando conexões com suas cidades e desenvolvendo o sentimento de pertencimento.
Este trabalho tem como estratégia densificar a área criando uma arquitetura de uso misto com galeria comercial aberta no térreo e edificações residenciais nos pavimentos superiores. Escalonar as edificações para manter o diálogo com a arquitetura do entorno. Criação de praça pública com extensa área verde e criação de percursos que estimulem o uso do complexo por paste de pedestres e ciclistas. Requalificação de partes da arquitetura original do Estádio Olímpico, propondo novos usos e ocupações.
O programa contempla edificações residenciais, edificações comerciais, galeria comercial, hotel, praça pública, restaurantes, cinema ao ar livre, museu do esporte, biblioteca e módulos residenciais com térreo elevado. Contemplando assim todos usos propostos pelo projeto existente para área e acrescentando usos culturais e área verde.

 

Tema: Espaços Públicos, Projeto urbano
Tags: Porto Alegre, Requalificação

Deixe seu comentário