CEUFRGS II – Casa do Estudante Universitário

 

A principal intenção do projeto consiste em suprir a urgente demanda de vagas para moradia dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, mas o projeto busca além de oferecer abrigo aos estudantes, oferecer uma edificação com estrutura pensada especificamente para suprir as suas necessidades ao longo da vida acadêmica.
O lote foi escolhido por apresentar área compatível com o porte do projeto, pela sua proximidade aos dois maiores campus da UFRGS e pela facilidade de deslocamento dos estudantes até os demais campus devido a oferta de transporte público e de ciclovia.
A implantação da edificação conformando um pátio interno, busca proporcionar maior integração entre os moradores, pois o pátio atua como um articulador entre os ambientes, podendo ser considerado o “coração” do projeto, além de enriquecer o percurso arquitetônico e criar visuais interessantes.
A moradia estudantil oferece 250 vagas distribuídas em 4 tipologias habitacionais, totalizando 48 unidades habitacionais – 17 individuais, 25 duplas, 02 para visitantes e 04 adaptadas.
Por se tratar de uma casa de estudantes para uma universidade pública, o sistema construtivo e os materiais utilizados foram adotados pensando em soluções sustentáveis, na garantia do conforto da edificação e no baixo custo para mantê-la ao longo do tempo. Sendo assim, a racionalidade é uma das diretrizes principais do projeto, presente na concepção através do uso de materiais e sistemas construtivos modulados e pré-fabricados, visando agilidade construtiva, segurança, durabilidade e fácil manutenção.

Tema: Residencial
Tags: Porto Alegre, Residência universitária

Deixe seu comentário