CEPAD | Centro de Educação e Pesquisa Ambiental de Dunas, Imbé/RS

A zona costeira do Rio Grande do Sul possui topografia de terras baixas, estoque de areia fina em uma praia retilínea e vento com direção e velocidade apropriado para a formação de dunas eólicas. Uma análise feita por professores da UFRGS para apresentação no II Congresso sobre planejamento e gestão das zonas costeiras dos países de expressão portuguesa revela que as dunas estão desaparecendo rapidamente em grande parte como resultado de urbanização acelerada. Isso se aplica especialmente ao litoral norte que tem sofrido uma intensa urbanização nas últimas décadas. O censo do IBGE revela que no último período (2000-2010) o percentual de crescimento da região foi de 21,64% enquanto que no estado foi de apenas 4,97%. O progressivo desaparecimento das dunas se processa como consequência da ocupação direta do terreno anteriormente coberto pelas dunas, ou então, de forma indireta, pelo bloqueio do vento que traz o suprimento de areia proveniente da praia.

Apesar do cenário apresentado, em alguns trechos do litoral norte ainda é possível encontrar resquícios do campo de dunas original. Esses campos residuais são relíquias da paisagem original que possuem um valor inquestionável e devem ser preservados.

As dunas desempenham um importante papel para o meio ambiente. Por serem extremamente porosas elas se tornam um ambiente propício para o acúmulo de águas pluviais e alimentam um dos principais aquíferos (armazenamento e escoamento de águas subterrâneas para rios, lagos e banhados) dentro do ambiente costeiro, possuindo importância hidrogeologica. Elas também interagem com o meio ambiente através de suas areias, que circulam, caem no leito dos rios, são levadas para as águas do mar, e de lá, para as praias novamente. Esse processo controla e regula o balanço sedimentar de todo o ambiente costeiro.

A proposta consiste em criar um centro de educação e pesquisa ambiental de dunas (CEPAD) em Imbé, no campo de dunas de Imara, para o controle e manutenção de todo o litoral norte. O CEPAD irá realizar pesquisa e manutenção dos cinco campos de dunas existentes no litoral norte e também contará com um programa de turismo para todas essas regiões. A intenção é conscientizar a população sobre a importância tanto paisagística quanto ambiental do campo de dunas. Quero permitir a apropriação do local sem que haja degradação, valorizar a beleza original da paisagem que os campos de dunas possuem e impedir o desaparecimento dessas áreas.

O CEPAD irá contar com três nichos principais de atividades. Cada nicho irá desempenhar um papel fundamental dentro do centro para atrair públicos diferentes e assim aumentar o alcance do objetivo principal: a conscientização e educação ambiental da população.

• Nicho de lazer: promove atividades de interação com a natureza de maneira descontraída e consciente. Busca atrair pessoas de diferentes regiões e idades.
• Nicho de pesquisa e conservação: realiza a pesquisa e manutenção dos cinco campos de dunas do litoral norte. Recuperação de áreas degradadas.
• Nicho de educação e aprendizagem: realiza atividades de interesse de colégios, que visa aumentar o contato das crianças com a sustentabilidade.

Deixe seu comentário