Centro Social Educacional – Unidade Pestano – Pelotas/RS

Centro Social Educacional – Unidade Pestano

Surgindo a partir do déficit de escolas públicas capazes de atender alunos em turno inverso com atividades extracurriculares, o Centro Social Educacional – Unidade Pestano, que está localizado na periferia da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo proporcionar a integração de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, inclusão digital e acesso à informação, possuindo como enfoque os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) próximas, proporcionando o uso do local em turno inverso às suas aulas, além da comunidade que ali reside, ofertando melhorias no local o qual será implantado.
Pela realidade que se vive, nota-se a relevância que deve ser dada em relação à inclusão da criança, do jovem e do adolescente em atividades extracurriculares de diferentes naturezas, tanto para desenvolver habilidades ou para aprender um ofício.
Um aspecto importante na construção de um espaço escolar é a integração deste equipamento com o bairro e a comunidade. A junção de um equipamento público com a sociedade e não somente com seus usuários diretos, criam uma ligação que privilegia o equipamento, pois a população, entendendo seu uso e usufruindo do mesmo, tende a conservá-lo.
O espaço tem o intuito de desenvolver um programa preventivo, oferecendo atividades culturais, educativas e sociais à população em situação de vulnerabilidade social da periferia, como forma de evitar a evasão de crianças e jovens para as ruas e cuidar para que tenham uma alternativa aos caminhos autodestrutivos presentes em sua realidade.
A definição do terreno teve como motivação uma forte premissa: a localização privilegiada, uma vez que o público alvo são alunos de escolas públicas de bairros em vulnerabilidade social e a comunidade que cerca o local. Sendo assim, o terreno escolhido que conta com 12.404,61 m², é de propriedade do município e está localizado em um ponto estratégico, onde abraça as escolas estabelecidas, mantendo uma ligação entre elas.
A ideia central do projeto surge da decisão de encontrar uma resposta sensata para as necessidades do lugar. O objetivo é criar um espaço que seja amável e familiar para a comunidade, e por esse motivo foi pensada em uma arquitetura acolhedora, sem muros, integrada a comunidade, proporcionando áreas de lazer passivo e ativo, agindo como um amortecedor entre a vida do bairro e as atividades do Centro, proporcionando um espaço para a diversão dos moradores e vinculando a instituição com a comunidade. Tendo em vista que se trata de um projeto do município e que as assistências são mais difíceis de serem realizadas, os materiais a serem empregados devem ser duráveis, de mínima e fácil manutenção.

Deixe seu comentário