Centro Social de Apoio Infantil – Integrar

Com o histórico de crescimento do 4º Distrito de Porto Alegre, percebe-se que as ocupações informais crescem exponencialmente desde 1950 quando iniciou a degradação do polo industrial, e com a chegada da ponte nova do Guaíba aumenta a situação de vulnerabilidade na região.
Após a análise de dados sobre evasão escolar nesta região, ficou evidente a necessidade de apoio social e pedagógico para a comunidade, para isto, foi projetado um local adequado para atendimento e auxílio no desenvolvimento de crianças do primeiro ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas das redondezas. O CSAI atenderia cerca de mil crianças em turno inverso ao escolar, ofertando acesso ao esporte, cultura e lazer, além de reforços escolares e oficinas para os tutores legais das crianças nos finais de semana.
O projeto é viavel para ser construído por meios públicos e mantido pelos programas do Plano Plurianual da Prefeitura. O terreno escolhido para a construção possui duas frentes, permitindo assim a permeabilidade de quadras, fica no bairro Humaitá e a uma quadra do bairro Farrapos, atendendo grande número de famílias sem invadir o espaço das ocupações da comunidade.
É regido por uma malha de 2,5mX2,5m, seja na estrutura, paginação de piso, mobiliário e até a cobertura. Todo o projeto está alinhado dentro dessa malha. Todas as aberturas são piso a forro, mas respeitando as medidas padrões e utilizando bandeira superior fixa de madeira para se adaptar ao pé direito. As esquadrias também apresentam bandeira inferior e superior de vidro fixo com folha dupla de correr garantindo iluminação natural aos ambientes. Os bancos, lixeiras, hortas e arquibancada foram projetados com madeira plástica por não exigir manutenção e ser sustentável. As circulações são marcadas por cobogó, que geram ventilação e iluminação natural, facilitando a visibilidade para os pátios.
O macro foi introduzido ao micro com o rebatimento do alinhamento da Rua General Marcos Kruchin para acesso de carros ao estacionamento, mesclando vagas de carro com hortas e vegetação. O pátio interno corta a edificação dando acesso linear do estacionamento/hortas e ao playground/quadra poliesportiva.
Seguido os preceitos do projeto dos CEU’s (Centros Educacionais Unificados) em São Paulo que são gigantescas intervenções educacionais e na FDE Jardim Marisa, o Centro Social de Apoio Infantil – Integrar foi baseado na sustentabilidade, pensado com materiais de baixo custo, mão de obra rápida e limpa, permeabilidade do interior com o exterior e iluminação natural. Garantindo assim a integração da comunidade com a edificação e a total viabilidade projetual.

Deixe seu comentário