CENTRO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS EM SERTÃO/RS

Terapias alternativas são definidas como procedimentos que visam à assistência à saúde do indivíduo, considerando-o como mente/corpo/espírito e não um conjunto de partes isoladas. Em muitas dessas terapias, busca-se a aproximação dos pacientes com a natureza, por meio do contato com animais e plantas, como é o caso da equoterapia e da hortoterapia, respectivamente. Tais tratamentos normalmente ocorrem em edifícios originalmente concebidos para outras atividades, e passaram por adaptações e reformas posteriores.
Percebendo que a concepção de edifícios destinados especificamente às terapias alternativas pode contribuir para o bom andamento desse tipo de tratamento, propõe-se o projeto de um Centro de Terapias Alternativas nas dependências do IFRS – Campus Sertão para atender a demanda regional de atendimento aos alunos das APAEs, substituindo o Centro de Equoterapia existente, já que este não apresenta todos os espaços necessários ao atendimento dos pacientes, além de não suprir a atual demanda regional pela terapia mencionada.
No projeto, foram incorporados conceitos do design biofílico, explorando os efeitos positivos da utilização do uso de madeira como material construtivo e seus efeitos fisiológicos positivos sobre os ocupantes, assim como o contato dos ocupantes com a natureza.
A concepção da estrutura foi baseada no uso do triângulo como módulo, devido à sua
estabilidade estrutural e adequação com o uso da madeira. A combinação de triângulos
originou uma malha hexagonal denominada gridshell, que permite obter superfícies curvas à partir de elementos retilíneos, posteriormente curvados pela ação da gravidade, otimizando o desempenho estrutural da madeira por reduzir os esforços de flexão.

 

 

Tema: Centro de Terapia
Tags: Equoterapia, Sertão

Deixe seu comentário