Centro de reabilitação física e psicológica Novo Hamburgo

Apresentação:
Situado na zona central do município de Novo Hamburgo, o lote localiza-se na esquina das ruas 25 de julho e 5 de abril, próximo à estação rodoviária municipal e da estação do Trensurb; Além da BR116 e de algumas das principais vias de acesso do município, facilitando a chegada de pacientes de municípios vizinhos.
O centro de reabilitação Novo Hamburgo é um novo modelo de serviço de saúde que reúne em um só prédio o atendimento psicológico, a reabilitação e o diagnóstico por imagem, criando sinergia entre as várias funções do processo de recuperação.
A ideia é que este centro de saúde ofereça instalações acolhedoras, ativas e envolventes, onde a saúde se aproxime dos cidadãos e se torne mais visível na comunidade local.

Público alvo:
O centro de reabilitação física e psicológica destina-se ao atendimento ambulatorial para pessoas de qualquer faixa etária que apresentem incapacidade e perda funcional permanente ou temporária, englobando funções e estruturas do corpo como doenças neuromusculares, congênitas e adquiridas por traumas ortopédicos passiveis de amputações.
A criação de espaços e relações espaciais busca o cuidado de envolver as pessoas através de uma atmosfera que permita que os pacientes e parentes relaxem e se recuperem da melhor maneira possível.

Projeto:
Em um layout aberto que visa a correlação entre ambientes internos assim como interior/exterior da edificação, um núcleo central faz a ligação e distribuição das diferentes funções de cada bloco.
A ala de recepção e convívio social assim como os circuitos de reabilitação são posicionados no bloco oeste, de frente para o paisagismo do lote, aproveitando a ventilação e insolação naturais nas áreas de maior fluxo e permanência de pacientes.
As funções de tratamentos específicos como, piscinas, salas de atendimento individuais e musculação são dispostos no bloco leste, aproveitando a ventilação e insolação naturais.
O diagnóstico e a administração são dispostos no bloco norte da edificação separando as funções específicas das de tratamento, protegidos dos ruídos da via de maior fluxo e aproveitando a ventilação e insolação naturais.
O design de suas instalações também exerce papel marcante através da abertura de átrios, que além de aproveitarem a iluminação natural geram conexões espaciais entre os diferentes níveis do edifício, combinados a sistemas de controle térmico que reduzem o consumo energético e a aplicação de cores marcantes, mas sutis, que proporcionam experiências estimulantes aos usuários em seus ambientes internos.
O circuito apresenta um espaço dinâmico que emprega um sistema gradual de desenvolvimento para pacientes com dificuldades motoras, graças ao seu design seguro, o circuito apresenta uma série de escadas e rampas com diferentes inclinações e alturas proporcionando ao paciente diferentes situações de solo durante o exercício.
No programa são desenvolvidos pátios em seu núcleo, ajardinados por plantas que mudam com o passar do tempo, apresentando aos pacientes, ideias importantíssimas de crescimento e regeneração, além removerem o caráter hospitalar, criam conforto e estímulo, essenciais no processo de cura, a partir da incorporação de elementos calmantes da natureza ao projeto arquitetônico e paisagístico, rompendo as barreiras do exterior interior.

Deixe seu comentário