CENTRO DE EVENTOS E TRADIÇÕES ALEMÃS E POMERANAS PROFª SOLENI HEIDEN

Centro de Eventos e Tradições Alemãs e Pomeranas Prof.ª Soleni Heiden
Exaltar o amor pelas tradições e o orgulho de suas origens

São Lourenço do Sul é uma pequena cidade localizada ao sul do Rio Grande do Sul, Brasil, estando em torno de 200Km da capital gaúcha. Sendo conhecida pelas suas belas paisagens, lindas praias e a uma forte cultura de festas que enaltecem os lourencianos.
A história da cidade é marcada pela colonização europeia, principalmente da Alemanha e Pomerania. Traços da cultura, costumes e tradições ainda são muito fortes e importantes na comunidade lourenciana, sendo tratados com muito orgulho.
Um bom exemplo é o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que foi fundado em 1983 e ainda permanece em atividade. Este grupo tem como ideal exaltar o amor pelas tradições e o orgulho das suas origens. Sonnenschein é um termo da língua alemã que significa “Luz do Sol” ou “Raio de Sol”, sendo uma homenagem a cidade de São Lourenço do Sul, pois esta fica localizada a beira da Lagoa dos Patos.
Desde 1988, este grupo realiza anualmente no mês de outubro uma festa, a Südoktoberfest (tradução “Festa de outubro no Sul”), regada a muita comida, bebida e música típica.
Está proposta de projeto busca proporcional um espaço adequado para as realizações das atividades do grupo de dança, junto com um ambiente amplo para sediar a festa e um vasto espaço de lazer ao ar livre para a comunidade local. Tendo como propósito atingir toda a comunidade, de qualquer idade e de qualquer ideal. Sempre buscando a integração de pessoas e a disseminação da cultura. Diversidade, acessibilidade e inclusão, são alguns dos princípios que norteiam esse projeto.
Nos traços da arquitetura se faz uma referência direta ao passado, mas com soluções contemporâneas, fazendo a ligação entre a história e a tecnologia, a tradição e a modernidade. Tratando-se de uma forma de reconhecer as tradições, sem estar engessado dentro do conservadorismo. Sendo assim, a arquitetura como forma de união, buscando a valorização da cultura e a integração com a comunidade.
Neste projeto é trabalhado além de técnicas arquitetônicas sustentáveis e de soluções tecnológicas, também se busca a preservação e conservação das raízes culturais, sendo uma forma de sustentabilidade cultural e preservação do patrimônio imaterial da cultura alemã e pomerana na cidade de São Lourenço do Sul.

Deixe seu comentário