CENTRO DE ESTUDOS COM AQUÁRIO E REQUALIFICAÇÃO PARCIAL DA ORLA DO IMBÉ

CENTRO DE ESTUDOS COM AQUÁRIO E REQUALIFICAÇÃO PARCIAL DA ORLA DO IMBÉ
O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR), localizado na cidade de Imbé, objetivava ser um centro acadêmico e de atividades públicas da UFRGS. De lá pra cá foram fundados Centro de Estudos, Museu de Ciências Naturais e Centro de Reabilitação de Animais, mas o CECLIMAR não tem equipamentos que condizem com o apelo social gerado, atualmente tem parte de sua extensão fechada que gera problemas de vazios e insegurança em uma região de destaque da cidade.
Este projeto trata da criação de um aquário público, renovação dos equipamentos e melhoria das atividades existentes, ao mesmo tempo requalificação do trecho de orla do Rio Tramandaí, onde serão implementadas atividades que englobam marina, área de pesca e parque linear.
Os volumes foram dispostos para aproveito máximo de cada uso além da implementação decks palafitádos, que criam percursos de contemplação. Foi proposta uma relação “silenciosa” entre edificações e vegetação existente, encaixando sutilmente os equipamentos por todo o lote, utilizando ainda uma cobertura verde, inspirada nos morros de osório, cobrindo os volumes, mantendo a continuidade da vegetação. Os pontos de entrada e principais edifícios, não são revestidos com telhado verde destacando esses excessos. Foram criadas praças em cada equipamento com diferentes tipologias de mobiliário e organização para criar movimento por toda orla.
Ligada a ponte Giuseppe Garibaldi, foi disposta uma estrutura metálica para pesca e ampliação da calçada criando um bolsão para comércio do pescado e apreciação da atividade. Logo após foi criado um desembarque de barcos, evitando entrada de carros na Marina, ponte e outros possíveis trechos.
Foi retomada a atividade de marina e criada uma área coberta para feiras, sendo destinada para atividades de lazer, com atracadouro e apreciação visual.
O volume do “AQUARIUM” é referenciado como um navio atracado, revestido parcialmente por chapas metálicas que diminuem a insolação, a entrada principal se dá através de uma rampa até o segundo pavimento.
A distribuição interna acontece na forma de percurso, começando por aquários biótopos do litoral gaúcho, aquários biótopos do Brasil, do mundo e aquários de água salgada, onde um aquário de submersão faz a transição para o térreo, com aquários de invertebrados, lixo oceânico e aquários externos. Outras atividades que acontecem são exposições, sala multimídia e cafeteria, que funcionam de forma independente, além da parte cientifica e saúde animal acessível aos estudantes.
Fazendo a ligação entre Aquário e Centro de estudos, foi destinado auditório e biblioteca, com circulação direta entre as atividades.
No centro de Estudos a foi destinada uma praça de entrada com acesso a carros e locais de área seca ligando os principais eixos de circulação. As distribuição das salas salas foram dispostas para que ficassem próximas do aquário, biblioteca e praça, já o centro de reabilitação fica próximo a laguna e lago artificial, entre elas fica o R.U. e administrativo.
A implantação foi proposta serpenteada e continua, com ligações que se complementam próximas uma das outras.

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